Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ensino domiciliar é regulamentado em Cascavel

29/09/20 às 14:16 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Famílias de Cascavel podem comemorar a regulamentação do direito de optar pelo Ensino Domiciliar (homeschoolling). Nesta terça feira (29) no Diário Oficial do Município foi publicada a promulgação da Lei 7.160/2020 de autoria do vereador Olavo Santos (Podemos) que admite a modalidade de ensino em que a família assume a responsabilidade pelo ensino pedagógico do educando.

O homeschooling, que no Brasil já conta com cerca de 15 mil alunos, tem cerca de 200 famílias adeptas em Cascavel. Estas famílias, no entanto, sofriam por conta da falta de regulamentação, apesar desta modalidade de ensino ser consolidada ao redor do mundo com excelentes resultados em termos de desempenho acadêmico e social dos alunos.

Para chegar a esta conquista em Cascavel o Vereador Olavo Santos trouxe o tema à discussão da comunidade, promovendo além das discussões no plenário com os demais parlamentares, reuniões e audiência pública, onde representantes do setor de educação, famílias, e representantes do judiciário puderam debater amplamente o tema.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

“Eu estou muito feliz com esta vitória, que não é só minha, mas, de todos que lutaram para que chegássemos a este momento, porém, eu vejo que fomos além” declarou Olavo Santos. “Toda esta movimentação, além da aprovação da Lei, também teve o benefício de derrubar preconceitos e trazer a luz o trabalho extraordinário de muitos pais e mães, que no silêncio dos seus lares, dão um exemplo diário de zelo e dedicação aos seus filhos” completou.

Para Rick Dias, Presidente da ANED (Associação Nacional de Ensino Domiciliar), a vitória do homeschooling em Cascavel terá repercussão nacional, uma vez que em todo o Brasil há um anseio de muitas famílias por regulamentação.

Para o representante da ANED em Cascavel, com Olavo Santos, houve um ato de coragem em atender esta demanda, o que se se espera também que ocorra o Congresso Nacional, fazendo com que no Brasil ocorra o que já é normal em muitos lugares pelo mundo afora.    

O vereador Olavo Santos fez questão ainda de agradecer aos colegas de parlamento, uma vez que quase dois terços da casa o acompanharam no entendimento da necessidade de tirar as famílias homeschoolers de uma longa espera por esta lei.

A partir da publicação da Lei, a Secretaria Municipal de Educação passa a fazer ajustes e tomar providências para que a regulamentação aconteça e o acompanhamento aos alunos desta modalidade de ensino seja feita.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá