Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estudantes da rede municipal plantaram mudas em prol do Dia da Árvore

17/09/21 às 17:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

As unidades da rede municipal de ensino estão promovendo várias ações para ensinar aos alunos sobre o Dia da Árvore, comemorado na próxima terça-feira (21). O objetivo principal dessas atividades é conscientizar as crianças sobre a importância das árvores, mostrar as diferentes espécies e como mantê-las, além de trabalhar essas informações em diferentes disciplinas.

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dirce de Almeida Barros, os pequenos estudantes deram início a um pomar, e plantaram nove árvores frutíferas desde semana passada. O plantio encerrou hoje, sexta-feira (17), com mudas de amora, que se somaram aos pés de ameixa, pitanga, acerola e gabiroba.

A diretora do CMEI, Vanilda Lopes, explicou que a unidade também possui bananeiras e mandioca, plantadas recentemente, e uma horta. “Esse trabalho sobre elementos da natureza está sendo muito proveitoso. As crianças são muito participativas, não só gostaram de aprender a plantar como pedem para regar as mudas”, comentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

O projeto de criação de um pomar para o CMEI Dirce de Almeida Barros é conduzido pela professora Daliane Yourack, que providenciou as mudas para plantio. A unidade fica na Rua Ernesto de Souza Guedes, Jardim Piza.

E na Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro, 25 árvores foram plantadas ao longo dos últimos dias, com apoio da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA). Segundo a diretora da escola, Deise Macedo Reis Cavalcanti, o pátio, que estava vazio, agora possui seis ipês. “Também foram plantadas outras árvores próximas ao parque e à quadra esportiva, e no entorno da nossa escola”, disse.

Os estudantes também estão usando essas informações para o conteúdo aplicado na sala de aula. As crianças das turmas de P4 e P5 estão comparando o crescimento das plantas com o desenvolvimento infantil e fazendo pinturas. “Como a nossa expectativa é que eles permaneçam na escola até o 5° ano, eles terão a oportunidade de acompanhar a evolução dessas mudas bem de perto. Creio que isso trará um envolvimento muito bom para que protejam as árvores e cuidem da natureza e do ambiente”, comentou a diretora.

Na segunda-feira (20), um agrônomo irá visitar os alunos do 3° ano para ensinar mais sobre os ipês. A palestra, que começa às 9h, vai abordar as diferentes espécies e características da árvore cujo nome vem do tupi e significa “casca dura”. “Nas aulas de matemática, eles vão fazer cálculos de proporção usando os dados das árvores, o tamanho atual e estimativa de altura máxima. Nossa coordenadora pedagógica, Patrícia Pedro Mendonça Carvalho, está apoiando os professores e orientando, porque essa programação de atividades é interdisciplinar e envolve ciências, artes, matemática e outras áreas”, explicou Cavalcanti.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá