Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estudantes desenvolvem aplicativo para estudo do Universo

21/10/20 às 16:33 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Estudar o espaço fascina muita gente e uma nova ferramenta pode facilitar essa prática. Alunos da Sala de Recursos para estudantes com altas habilidades e superdotação do Colégio Estadual Monteiro Lobato, no município de Sertanópolis, no Norte do Paraná, estão desenvolvendo um aplicativo que ajuda a descobrir o universo e os astros – é o Astro Quiz.

Leandro Nunes está no 3º ano do Ensino Médio e é aluno da Sala de Recursos. Ele conta que sempre foi apaixonado por conhecer mais a respeito do universo. Seu grande objetivo é criar um projeto científico que possibilita às pessoas a entenderem mais a respeito do espaço.

“Vimos que muitos alunos tinham dúvidas, mas também interesse em aprender mais a sobre o espaço. Foi então que fizemos todo um estudo em cima desse tema, criamos conteúdos de estudo sobre o espaço, o universo, e assim chegamos ao nosso Astro Quiz - Aplicativo Pedagógico, interativo e multidisciplinar de astronomia para alunos da educação básica”, explica o jovem.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

GRANDE POTENCIAL - Em 2018, orientado pela professora Francislene Ramos, Leandro participou de uma feira científica com sua colega Caroline Bavati de Campos. Juntos, decidiram criar um projeto que ajudasse estudantes a aprender mais sobre os astros. A ideia deu tão certo que em 2019 produziram o aplicativo e agora, em 2020, estão testando o app em diferentes plataformas para o uso de mais alunos.

“Eu cuido da parte de programação, design do produto e exatas. A Caroline cuida da parte teórica e elaboração de conteúdos. A professora nos orienta em todo o processo e estamos tendo bons progressos”, explica o estudante.

Para a professora Francislene Ramos, o trabalho dos estudantes tem um potencial de expandir o conhecimento dos alunos a respeito da astronomia. “Acompanhar o desenvolvimento do projeto Astro Quiz tem sido muito importante para mim. Ver o comprometimento e o progresso dos meus alunos é também muito gratificante”, disse.

INOVADOR - A aluna Carolina, que também é da sala de Altas Habilidades, afirma que o Astro Quiz tem um diferencial quando comparado a outros projetos acadêmicos de estudo dos astros. “Nós já encontramos aplicativos parecidos com o nosso. Porém, não apresentam todas as funções que este. Esse foi mais um motivo para iniciarmos esse projeto, agregar mais funções nele”, explica a estudante.

A ferramenta ainda está em fase de testes. Seu atual modelo está em processo de avaliação e modernização e o plano é disponibilizá-lo nas plataformas do App Store já em 2022.

RECONHECIMENTO NACIONAL - O projeto científico Astro Quiz já ganhou diversos prêmios em várias feiras de ciências regionais e nacionais, entre as quais a FIciências, em Foz do Iguaçu, em 2018; a Feira Paranaense de Ciência e Tecnologia – Feparcit, em Cascavel (2019); a feira Mocica, no Ceará (2019); o Sitec, Simpósio Interativo de Londrina (2019) e o Prêmio Respostas para o Amanhã, da Samsung (2020).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá