Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Festas Julinas encerram temporada de Arraiás da rede municipal em Londrina

09/07/22 às 12:55 - Escrito por Redação Tarobá News

Animados para as férias, quinze escolas municipais e Centros de Educação Infantil, municipais e conveniados, celebram neste sábado (9) os últimos Arraiás da Rede de 2022. A partir de segunda-feira (11) os alunos entram em recesso escolar de duas semanas, com retorno às aulas no dia 26 de julho. Os Arraiás da Rede, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME), são abertos à comunidade, e oferecem comidas típicas de festa caipira, como pipoca, pastel, espetinho e cachorro quente, além de brincadeiras e apresentações de alunos e professores.


A profissional de Apoio Pedagógico de História da SME, Eliane Candoti, destacou a importância do retorno das festas, após dois anos de pandemia. Ela apontou que alguns dos alunos nunca tiveram uma experiência como essas, por conta do longo tempo sem celebrá-las nas escolas. “É muito interessante observar o brilho das crianças nesse momento. Eles foram privados dessa experiência, que é muito lúdica, de construir memórias com os amigos e professores. Isso contribui para o desenvolvimento cognitivo”, explicou.


Candoti apontou que os arraiais são também uma ferramenta pedagógica, já que as festas exemplificam os conteúdos que os alunos aprenderam em sala de aula sobre elementos da cultura popular brasileira. Na Rede Municipal de Educação, os alunos aprendem principalmente sobre os aspectos históricos e culturais da festa. “Muitas turmas fazem pesquisas sobre os regionalismos e costumes das festas juninas e julinas”, afirmou.


Além disso, as danças apresentadas pelos alunos fazem parte dos conteúdos de Educação Física. “Além do caráter pedagógico, dançar e se divertir nas festas leva as crianças a construírem memórias muito lúdicas”, ressaltou a professora.


Confira as escolas e horários das festas

Zona Rural:

Paiquerê – Escola Municipal (EM) Armando Rosário Castelo, das 18h às 22h

 

Zona Norte:

EM Professor José Gasparini, a partir das 13h30;

EM América Sabino Coimbra, das 14h às 18h;

EM Professor Moacyr Teixeira, das 14h às 18h;

Centro de Educação Infantil (CEI) Milton Gavetti, das 14h às 19h;

 

Zona Sul:

CEI Nossa Senhora do Carmo, a partir das 15h;

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nissia Rocha Cabral, das 13h às 17h;

 

Zona Leste:

EM Carlos Zewe Coimbra, a partir das 10h;

EM Francisco Pereira de Almeida Junior, das 14h às 17h30;

CMEI Water Okano, das 14h às 17h;

CMEI Durvalina Pereira Oliveira de Assis, das 14h às 18h;

CEI Menino Jesus, a partir das 16h;

CEI Padre Domingos Rovedatti, das 14h às 18h;

 

Zona Oeste:

EM Mercedes Martins Madureira, a partir das 14h;

EM Leonor Maestri de Held, das 13h às 17h.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá