As inscrições para o vestibular 2021 da Universidade Estadual de Londrina terminam às 23h59 desta sexta-feira (30). Essa edição será realizada de forma atípica por causa do coronavírus, com prova em um único dia e menos alunos em sala para manter o distanciamento social.
As inscrições podem ser feitas no site da Coordenadoria de Processo Seletivos (COPS), com preenchimento do formulário, upload de foto 3X4 e do documento de identidade. Depois disso os candidatos devem pagar a taxa pública de R$ 135,00. O boleto é válido até o primeiro dia útil depois o encerramento das inscrições, 3 de novembro. As provas serão aplicadas em dia, 14 de março de 2021.
De acordo com a coordenadora da COPS, professora Sandra Garcia, a expectativa é de que a UEL supere o volume de inscritos do concurso de 2020, que registrou 22.601 candidatos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, aumento de 12% em relação ao ano anterior.
“O fato da prova ser em apenas um dia, sem bater com outro concurso acaba pesando bastante na decisão do estudante”, avalia a professora Sandra. A UEL oferecerá 2.564 vagas, em 52 cursos de graduação. Outras 581 vagas serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas para o ano de 2021.
Provas – Com aplicação do Vestibular 2021 em um único dia, o formato também foi alterado. Serão duas provas: uma de Conhecimentos, com 50 questões e a outra de Redação, com tema único. A Prova de Conhecimentos será dividida em Conhecimentos Gerais (36 questões), Língua Portuguesa e Literatura (10 questões) e Língua Estrangeira (4 questões), que, poderá ser Inglês, Espanhol ou Francês.
Os estudantes terão cinco horas para responder as questões, uma hora a mais comparado aos Vestibulares anteriores. O resultado final do Vestibular 2021 será divulgado em 30 de abril de 2021, no site da COPS, com a lista dos aprovados em 1ª convocação.