Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Inscrições para vestibular dos Povos Indígenas terminam hoje

30/08/19 às 09:31 - Escrito por Redação Tarobá News

Termina nesta sexta-feira (30) o prazo de inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de novembro em seis cidades: Londrina, Curitiba, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Mangueirinha e Chopinzinho. As inscrições devem ser realizadas no site da UFPR.

A Superintendência de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) oferecerá transporte, refeições e alojamento para que os candidatos se desloquem das terras indígenas para os locais de aplicação de provas. As vagas são destinadas para todas as universidades estaduais do Paraná e também para a Federal.

Pela primeira vez, a aplicação das provas será descentralizada. No ano passado, o processo seletivo ocorreu em Faxinal do Céu e recebeu 900 candidatos. Com a expectativa de 1100 inscritos neste ano, houve a necessidade de mais locais para realização da prova.

Está é a 19ª edição do Vestibular dos Povos Indígenas. Em 2018, foram 230 indígenas matriculados nas sete universidades estaduais do Paraná. Os alunos, pertencentes a cinco etnias diferentes: Kaingang, Guarani, Xetá, Fulni-ô e Terena - estão distribuídos em 28 cursos de graduação. No Brasil, são 55 mil indígenas matriculados no Ensino Superior, e 18 já possuem doutorado. 

(via Agência UEL)

© Copyright 2022 Grupo Tarobá