Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina amplia ensino integral para mais duas escolas da rede municipal

06/02/23 às 18:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai ampliar para mais duas unidades o ensino em período integral a partir deste mês. Nesta segunda-feira (6) à tarde, na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, reuniu-se com a vereadora Professora Flávia Cabral para apresentar o planejamento e o programa de implantação da iniciativa.


Nos próximos dias, a modalidade será levada para as escolas municipais José Gasparini (Conjunto Farid Libos), onde atenderá 425 crianças, e Edmundo Odebrecht (Warta), onde serão contemplados 332 alunos. Com isso, a rede municipal passará a oferecer o ensino integral em três escolas, já que a Escola Municipal Professor Hélvio Esteves, que atende 260 estudantes e fica no Jardim Belleville, adotou essa modalidade em 2013. Nas escolas municipais Edmundo Odebrecht e José Gasparini, as crianças contempladas pela medida vão do ensino infantil ao fundamental, iniciando o ensino integral aos dois anos de idade na primeira unidade e aos quatro anos na segunda. Já na Escola Municipal Professor Hélvio Esteves, os alunos atendidos são os do ensino fundamental, a partir de seis anos de idade.


Além dessas unidades, a modalidade está disponível para todas as mais de 7 mil crianças de 0 a 3 anos atendidas pelas creches filantrópicas de Londrina e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Oferecido diariamente, das 7h30 às 16h, o ensino em período integral abrange atividades culturais, ambientais, esportivas, tecnológicas, de informática e de leitura, entre outras. Na Escola Municipal Professor Hélvio Esteves, por exemplo, as crianças cuidam de uma horta sustentável, e também participam de outras iniciativas.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


Conforme a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, as duas escolas que passarão a oferecer a modalidade foram escolhidas por conta da demanda das regiões onde se localizam e de sua infraestrutura. “A Escola Municipal Edmundo Odebrecht foi inaugurada em 2020, e a ampliação da Escola Municipal José Gasparini foi concluída no ano passado, sendo que ela foi toda reformada. Então, são espaços novos e modernos, onde a gente já consegue atender em tempo integral, que é uma necessidade que irá crescer nos próximos anos”, frisou.


A vereadora Professora Flávia Cabral, que tem participado das discussões sobre a implantação do ensino integral na rede municipal, frisou que a iniciativa está sendo conduzida de forma ordenada e planejada, e destacou que essa modalidade educacional está alinhada aos tempos atuais.


“Estamos preparando crianças que vão enfrentar lá na frente novas demandas e necessidades. Enquanto antes nós falávamos só do letramento, hoje também abordamos o letramento digital, e sabemos que atualmente as crianças já não podem contar com tanta assistência dos pais, em casa, para o desenvolvimento das habilidades de leitura. Por isso, a escola ganha novas roupagens e nuances, e o ensino integral consegue trabalhar arte, dança, música e literatura, atendendo as necessidades das crianças. Os alunos são assistidos na sua integralidade, como sujeitos, para que consigam se desenvolver e estar em uma boa situação quando atingirem a idade adulta e entrarem no mercado de trabalho”, afirmou Cabral.


A partir de 2023, a Secretaria Municipal de Educação planeja expandir de forma gradual, durante os próximos anos, o ensino integral para todas as 121 escolas municipais de Londrina. Até o fim de 2024, a modalidade deverá estar em vigor em seis unidades e, depois disso, 10 escolas serão contempladas a cada período subsequente de quatro anos.


A diretora Pedagógica da SME, Mariangela Bianchini, afirmou que o ensino integral proporciona um aprendizado completo e de qualidade às crianças. “É uma contribuição de excelência, que possibilita que os alunos recebam uma formação completa, não só como estudantes, mas também como cidadãos. Além disso, o ensino integral evita que as crianças fiquem nas ruas; elas têm a oportunidade de permanecer em um espaço protegido, de ensino. Consideramos que todos têm direito ao ensino integral, e por isso vamos expandi-lo cada vez mais”, disse.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá