Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina ganha campus do novo Instituto Federal Paranaense e será sede da reitoria

20/10/21 às 22:22 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Londrina foi escolhida para receber um dos dez novos institutos federais de educação que serão criados pelo Governo Federal. A medida foi anunciada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, nesta quarta-feira (20), durante sessão da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. O município vai receber o campus do novo Instituto Federal Paranaense e será sede da reitoria. A cidade terá dois órgãos federais de educação, uma vez que já conta com o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A implantação da nova unidade foi divulgada pela assessoria da deputada federal Luísa Canziani, que participou das articulações para a realização da iniciativa, junto a outros integrantes da bancada federal paranaense. A instalação de uma reitoria em Londrina, inclusive, foi assunto de discussão em duas reuniões com a Comissão de Infraestrutura da cidade, que conta com representantes do setor produtivo, realizadas durante esse mês e em setembro.

Além de Londrina, Maringá também será contemplada com uma nova entidade, o Instituto Federal do Norte do Paraná. Com isso, o estado passará a contar com três institutos federais distintos, sendo que o IFPR continuará a ter sua reitoria em Curitiba. De acordo com o Ministério da Educação, a reitoria de Londrina será responsável pelas unidades de Arapongas, Ivaiporã, Pitanga, Telêmaco Borba, Jacarezinho e Jaguariaíva.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, afirmou que a criação do novo instituto é muito significativa para a cidade. “Teremos novas estruturas educacionais para o Paraná, incluindo a presença do reitor em Londrina. Isso ajudará a desenvolver ainda mais a educação na cidade, propiciando oportunidades de capacitação profissional e fomentando a pesquisa e o conhecimento”, disse.

Segundo a deputada federal Luísa Canziani, essa ação vai contribuir para a qualificação de jovens e adultos por meio do ensino público gratuito e de qualidade. “O crescimento do nosso país passa pelo ensino profissional e tecnológico. Precisamos reconhecer o papel que a nossa rede federal tem para a formação e qualificação dos nossos jovens”, salientou.

O prefeito Marcelo Belinati parabenizou a deputada pela atuação em prol do novo Instituto e disse que a nova unidade do governo Federal fortalece a cidade como um grande centro universitário e de formação de mão de obra qualificada.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá