Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mais que um resultado no vestibular projetos educacionais têm como propósito a formação do cidadão

14/06/18 às 14:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os resultados dos seus alunos no vestibular são primordiais para as escolas. Mas só isso não basta, sobretudo nos dias de hoje em que vivemos uma crise ética no Brasil. A preocupação com a formação do cidadão e sua visão crítica sob os aspectos sociais, políticos e econômicos viraram palavras de ordem. Atento a essas questões, o Elite Rede de Ensino investe em projetos que têm como propósito a formação do cidadão em uma era em que somos bombardeados de todos os tipos de informações.

Potencialidades através da arte

O projeto Vernissage consiste em uma mostra cultural feita por alunos do sexto, sétimo e oitavo anos, a partir de releituras de obras consagradas. O objetivo é valorizar as potencialidades através da arte. As turmas recebem um determinado tema, discutem em sala e têm como tarefa enxergar o tema dentro da arte. Os estudantes elaboram a mostra cultural com pinturas, esculturas, mosaicos e vitrais.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Os temas do Vernissage 2018 foram divididos da seguinte maneira: sexto ano (técnica: Pintura e Escultura, tema: Releitura do cotidiano atual com técnica rupestre - pré-história), sétimo ano (técnica: Pintura em tela, tema: Releitura da Pintura de Luis XIV – Absolutismo) e oitavo ano (técnica: Pintura em 3D, tema: Tarsila do Amaral – Movimento Modernista).

Ajuda às instituições de caridades

Após produzidas, as obras são exibidas em uma exposição no colégio e colocadas a leilão. A quantia arrecadada é doada às instituições de caridades. Esse ano, as doações serão destinas à uma casa que cuida de idosos em situação de risco com direito a atividades elaboradas pelos alunos. Jogos de cartas, dama, pintura e dança estão no roteiro. A visita acontecerá na terça (19/06).

“Os alunos têm se envolvido bastante com o projeto. Eles não encaram o Vernissage apenas como uma tarefa a ser cumprida, vai muito além. Um exemplo bem emblemático é o do sexto ano. Eles estudaram como os homens das cavernas precisavam se esforçar para buscar os alimentos. E traçaram um paralelo de como, hoje, ter o alimento nas mãos deixa muitas pessoas acomodadas e com pouca gratidão pelo que possui”, conta Sonia Mello, diretora pedagógica do Elite Rede de Ensino.

A cada ano, os pais e familiares também se animam ainda mais e já cobram a edição do ano seguinte. “É muito legal os familiares observarem o amadurecimento e o crescimento do aluno como cidadão. Além de adquirirem conhecimentos, os estudantes aprendem a trabalhar em grupo e um ajuda ao outro”, destaca Sonia.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá