Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Material escolar também pode estimular a criatividade e organização nos estudos

23/01/18 às 07:48 - Escrito por Liliane Dias

Mães, pais, crianças: foi dada a largada rumo a um dos períodos mais amados pela garotada! Na “volta às aulas”, um universo lúdico e estimulante toma conta dos desejos dos pequenos. A lista de material escolar, mais do que uma relação de itens de papelaria, é uma possibilidade de deixar os estudos mais práticos, divertidos e cheios de inspiração. Esse é um mercado que cresce cada vez mais e que oferece produtos muito mais criativos e funcionais do que antigamente. 

Para as crianças, as cores, formatos e texturas ajudam na assimilação do conteúdo escolar. “É a partir da relação com materiais sensório-motores que a criança apreende o conteúdo de maneira significativa e divertida. Esses recursos já são inseridos na primeira infância (2/3 anos). Quanto mais a criança convive com esses elementos, mais natural é o processo de aquisição de conhecimento e tudo vira uma grande festa. Se utilizamos papel camurça para a confecção de um número, por exemplo, e a mãe possui uma roupa de textura parecida, a criança pode olhar e dizer: ‘na minha escola o número 1 é assim’. A não utilização de um material adequado não impede a construção do conhecimento, o processo só pode se tornar mais vagaroso e, com certeza, menos divertido e interessante”, explica a pedagoga Raquel Pratti. 

É justamente esse o perfil da Art House Cascavel, loja de presentes criativos, que aposta numa proposta diferente de itens escolares. “Temos marcas e linhas que não são encontradas em papelarias convencionais”, comenta Ju Botelho, proprietária da loja. Mochilas, estojos, cadernos, agendas, lancheiras, kits higiene: tudo com personalidade e para as mais variadas faixas etárias, desde aqueles que vão pisar pela primeira vez na escola até os que já estão em uma fase mais avançada da vida escolar. 

Mesmo quem já passou das carteiras infantis e agora vai para os bancos da faculdade, encontra na loja produtos que facilitam o dia o dia do curso superior e deixam a rotina mais criativa. “Bolsas mais descoladas e os famosos planners são destaques para o público adulto. Para quem quer deixar a vida acadêmica mais organizada é a melhor opção”, acrescenta Ju. 

E se engana quem pensa que o estilo do material interfere apenas na infância. “Existem recursos organizacionais para tentar ‘por ordem’ no caos da vida adulta. O que acontece é que a mente adulta já possui vícios e comportamentos que são mais difíceis de ressignificar, por isso, muitas vezes, as pessoas não se adaptam ao modelo que impõe. Alguns utilizam as agendas clássicas, pretas e sóbrias, mas outras possuem uma necessidade de algo colorido, bonito, que chame a atenção. Por isso, os planners ajudam bastante”, comenta a pedagoga. 

Personalização

E para quem não quer nada que já exista no mercado e deseja estudar com materiais únicos, a loja tem um andar mágico: o piso superior é o paraíso de quem ama a personalização por meio da técnica “scrapbook”. A loja tanto presta o serviço de personalização, colorindo e incrementando de um jeito exclusivo agendas, cadernos, pastas, álbuns e demais materiais, quanto também oferece os produtos para que a pessoa mesma possa fazer a personalização: papéis de scrap, etiquetas, adesivos, furadores, etc. 



Fonte: Contelle

© Copyright 2022 Grupo Tarobá