Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Modelo cívico-militar é aprovado em 14 escolas na região de Londrina; veja números de votos

30/10/20 às 22:07 - Escrito por Weslley Lemos
siga o Tarobá News no Google News!

As 14 escolas do Núcleo Regional de Educação de Londrina, que foram selecionadas pelo Governo do Estado, tiveram o programa de ensino cívico-militar aprovado para o próximo ano. Foi realizada uma consulta pública com a participação de pais, alunos maiores de 18 anos, professores e funcionários. A votação terminou nesta sexta-feira (30). 

Para ter o modelo aprovado, o quórum mínimo de 50% da comunidade escolar teria que chegar a maioria simples de votos favoráveis. Mas em boa parte, a maioria esmagadora votou sim. São cinco unidades em Londrina, três em Cambé, duas em Ibiporã, duas em Rolândia, uma em Bela Vista do Paraíso e uma em Sertanópolis. 

Cinco escolas atingiram 90% de aprovação 
A maior aprovação aconteceu na Escola Estadual Monteiro Lobato, em Sertanópolis, onde 461 pessoas compareceram para o voto e 444 (96,31%) optaram pelo modelo cívico-militar. O Colégio Estadual Maria Helena Davatz, localizado no distrito Lerroville de Londrina, atingiu 95,07% de aprovação, com 289 votos a favor e 15 contra.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

A Escola Estadual Fernando de Barros Pinto, no conjunto Violin, zona norte de Londrina, teve 18 contrários e 173 favoráveis (90,58%). As outras duas unidades ficaram na casa de 91% de aprovação e são de Cambé, sendo Escola Estadual 11 de Outubro, 329 a favor e 29 contra, e Colégio Estadual Antonio Raminelli, com 454 a favor e 43 contra. 

Quatro na casa de 80% de aprovação
Três destas escolas ficam em Londrina. Com 88,12% de votos favoráveis, o Colégio Estadual Tsuru Oguido, no jardim Santa Rita, zona oeste, teve 319 (88,12%) votos a favor e 43 contra. No Colégio Estadual Monsenhor Josemaría Escrivá, no jardim Pacaembu, zona norte, foram 254 favoráveis (87,89%) e 35 contrários. 

No Colégio Estadual Vista Bela, localizado no residencial da zona norte, 418 (82,77%) pessoas votaram sim e 87 não. Já em Ibiporã, 197 (82,43%) aprovaram e 42 reprovaram o modelo de ensino na Escola Estadual Ulysses Guimaraes. 

Duas unidades de Rolândia com 70% de aprovação
O Colégio Estadual Presidente Kennedy atingiu 78,56% dos votos favoráveis, sendo 436, enquanto 119 votaram contra. Já no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva, 547 (75,34%) aprovaram e 179 reprovaram. 

Votações mais apertadas 
Em Bela Vista do Paraíso, a aprovação ficou em 63,60%. Exatamente 152 pessoas que foram ao Colégio Estadual Presidente Vargas votaram sim e 87 optaram por não. Em Ibiporã, a Escola Estadual Basilio de Lucca teve o novo modelo aprovado com 59,92% de votos favoráveis. Em números, 154 aprovaram e 103 reprovaram. 


O que muda?
Segundo o Governo do Estado, a nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

Opinião do Núcleo
A chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Jéssica Pieri, emitiu uma nota ao governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). "Gostaria de agradecer pela confiança e pelo empenho em prol de uma educação de qualidade aos nossos estudantes. Convicta de que todas as cidades contempladas ganharão muito com as escolas cívico-militares, expresso minha gratidão e alegria pelo êxito obtido na consulta pública: 100% de adesão", afirma. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá