Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MP pede à Justiça retomada das aulas presenciais nas escolas municipais de Londrina

23/07/21 às 13:19 - Escrito por Angela Ota
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público de Londrina entrou com novo pedido na Justiça para que seja suspenso o decreto municipal e determinado o retorno das aulas presenciais na rede pública municipal da cidade.

O pedido é assinado pela promotora Josilaine Aleteia de Andrade. Para a promotora, a Prefeitura de Londrina descumpriu o acordo firmado entre as partes no mês de junho, no qual a Prefeitura se comprometeu a apresentar um Plano de Ação para retomada das aulas.

De acordo com o MP, “não merece aceitação o referido ‘Plano de Ação’ apresentado pelo ente Municipal, porquanto, em verdade, trata-se de um documento que relata, sucintamente, como tem ocorrido o atual atendimento presencial dos alunos nas instituições de ensino da rede municipal, revestido de ampla generalidade, tal qual a vaga afirmação de que o Município pretende realizar ‘em uma próxima etapa’, o aumento do atendimento presencial para 50% dos alunos com revezamento semanal. O caráter é tão genérico que não possibilita saber quando será essa nova etapa e nem a perspectiva disso ocorrer.”

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

A promotora afirma que o Plano de Ação deveria contemplar um cronograma detalhado para a retomada das atividades escolares presenciais contemplando cada ano/série de ensino, e prevendo, após a retomada da(s) série(s)/ano(s) contempladas na primeira etapa, os intervalos a serem observados para a implementação de cada etapa subsequente, até a integral retomada do ensino presencial.

A promotoria questiona ainda que o retorno das aulas presenciais na rede particular de Londrina não teve obstáculos, estando em funcionamento desde março deste ano. “Não é legítimo, muito menos justificável, que dentro do mesmo cenário sanitário, em um mesmo Município, haja tamanho tratamento discriminatório em relação ao mesmo sistema de ensino”, defende o MP.

Em maio a Juíza da Vara da Infância e Juventude de Londrina, Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, concedeu uma liminar determinando o retorno das aulas presenciais no município. A medida atendia a ação civil pública apresentada pelo Ministério Público de Londrina. No entanto, em junho a liminar foi suspensa após uma audiência entre o MP e a Prefeitura, no qual ficou estabelecido que o Município apresentaria o “Plano de Ação” para retomada das aulas.

O MP pede então que seja retomada a liminar e determinado o retorno às aulas presenciais na rede pública municipal de Londrina, e que a Prefeitura apresente um “Plano de Ação” que contemple os critérios sanitários e epidemiológicos e um cronograma detalhado para o retorno do ensino presencial.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá