Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Neste mês, Cascavel recebe dois cursos do TCE-PR: medicamentos e terceirização

05/10/18 às 16:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Entre os dias 23 e 25 de outubro, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realiza, em Cascavel, dois cursos de capacitação sobre áreas fundamentais da administração pública: compra e gestão de medicamentos e gestão e fiscalização de contratos terceirizados. Ambos os cursos serão realizados no Teatro Emir Sfair, do Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, com apoio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Como em todos os cursos, presenciais e online, oferecidos pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR, as inscrições são gratuitas.

 

Medicamentos

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

O curso Gestão e Aquisição de Medicamentos será realizado no dia 23, das 8 às 17h30. Essa capacitação abordará as licitações para a compra e também tratará da gestão de medicamentos pelos órgãos públicos. A fiscalização preventiva executada pelo Tribunal de Contas nos editais de licitação para a aquisição de medicamentos tem verificado, em alguns municípios, irregularidades como planejamento inadequado, sobrepreço e restrição à competitividade.

Entre os pontos abordados estão financiamento, compras por meio de consórcios, benefícios legais para microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações. O curso também tratará do planejamento de licitações e sobre a adequada estimativa das quantidades adquiridas, para evitar vencimento dos medicamentos e desperdício de recursos.

Outros temas são habilitação, formação de preços, julgamento de propostas de licitantes, além de contratos, reajuste de preços e procedimentos na entrega dos medicamentos. Por fim, o curso abordará a importância dos controles de saída e de estoque desses produtos de uso médico e farmacêutico.

A capacitação tem como públicos-alvo servidores de órgãos municipais e estaduais ligados à área da saúde, gestores, fiscais de contratos, controladores internos, médicos, enfermeiros e farmacêuticos. Também é voltada àquelas pessoas ligadas ao controle social do gasto público, como conselheiros municipais e estaduais e membros de observatórios sociais.

 

Contratos de terceirização

A capacitação Gestão e Fiscalização de Contratos com Ênfase na Instrução Normativa nº 5/2017 será realizada nos dias 24 e 25 de outubro, das 8 às 17 horas. Editada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a IN 5/2017 fixou regras para a terceirização de serviços na administração pública. O público-alvo do evento são os servidores responsáveis pela fiscalização e a gestão de contratos, além de membros de conselhos municipais e estaduais, integrantes de observatórios sociais e estudantes.

Entre os temas apresentados no curso estão os tipos de serviço que podem ser objeto de terceirização, o planejamento das contratações, possibilidades de subcontratação, mecanismos para o equilíbrio econômico do contrato, garantias, duração e situações que geram penalidades, necessidade de alterações ou até mesmo a rescisão contratual.

O curso dará atenção especial aos atores envolvidos na gestão contratual. Do lado do órgão público, merecem destaque os gestores e fiscais do contrato. Além de conferir a correta execução dos serviços, estes últimos têm a incumbência de acompanhar, entre outras questões, eventuais débitos previdenciários e trabalhistas da empresa contratada. Outro tema tratado é a atuação do preposto da prestadora de serviços junto ao órgão público contratante.

O curso também reservará espaço para questões práticas, como as falhas mais comuns na terceirização de serviços púbicos e orientações para o bom desempenho contratual.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá