Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Novos gestores escolares da rede municipal tomam posse nesta quarta

23/01/23 às 15:53 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta quarta-feira (25), às 8h30, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, vai dar posse aos novos gestores escolares da rede municipal de ensino, que atuarão nos anos de 2023 a 2026. A solenidade será no auditório do Recinto Milton Alcover, localizado no Parque Gov. Ney Braga (Av. Tiradentes, 6.275 – Cilo II). No local, haverá também uma apresentação cultural do projeto “Um canto em cada canto”.


Todos os 379 diretores, auxiliares de direção e coordenadores pedagógicos devem estar presentes durante a posse, que abrirá a formação continuada dos profissionais. Nos dias 25, 26 e 27 desse mês, eles terão diversas palestras, incluindo a primeira sobre a “Liderança no Contexto Escolar”, com o especialista Renan Laffranchi, que é formado em Marketing, pela Universidade Norte do Paraná, e especialista em Estratégia Empresarial e Empreendedorismo (pela mesma instituição) e em Gestão do Processos de Vendas, pela Faculdades da Indústria (Curitiba).


Os gestores são os primeiros a assumirem os cargos de diretores, auxiliares de direção e coordenadores pedagógicos eleitos por voto secreto. O processo de escolha aconteceu em 88 escolas municipais e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e recebeu o 10º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), em Curitiba, servindo como bom exemplo para os demais municípios brasileiros. 

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


“Vamos ter a formação dos novos gestores escolares, que vão atuar nas unidades escolares nos próximos quatro anos, de 2023 a 2026. Eles passaram por um processo de seleção, que envolvia análise de documentos e títulos, banca examinadora e a consulta à comunidade escolar. A ideia é, nesses dias, fazer a formação inicial de todas as pessoas, explicar como a rede funciona e fazer um grande movimento de sensibilização das novas diretrizes da educação no país e a aprovação de leis, por isso teremos várias palestras e dinâmicas que vão enriquecer os trabalhos”, disse a secretária municipal de Educação.


Programação


Ainda na quarta-feira (25), das 13h30 às 15h, terá a apresentação dos bonecos do Programa V.I.D.A., o Vidinha, a Serena e o Kiko e uma conversa sobre algumas ações da rede municipal de educação para 2023 com secretária de Educação, Maria Tereza. Na sequência, a Diretoria Financeira fará apontamentos.


Na quinta-feira (26), a partir das 8h, terá contação de histórias com Aliny Perrota e uma mesa redonda sobre “O plano de gestão escolar e seus múltiplos olhares: alguns pontos para reflexão”, com as doutoras em Educação e professoras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rosana Lopes e Mari Clair; com o presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina, João Marcos Machuca de Lima e com a professora da Escola Municipal Tereza Canhadas Bertan, Juliana Bueno Grizos de Carvalho.


Às 10h30, começará a palestra sobre o Plano de Gestão: um projeto educacional único, dinâmico e coletivo com Viviane Perez. Às 14h, a diretora administrativa e de planejamento da SME, Rosana Daliner Acosta Marchese, fará breves apontamentos sobre a sua diretoria. Às 16h, o ouvidor-geral do município, Alexandre Sanches, falará sobre o canal da Ouvidoria, que recebe informações, sugestões, reclamações e denúncias dos usuários sobre as atividades da Prefeitura de Londrina.


Já na sexta-feira (27), das 8h30 às 10h, a secretária municipal de Educação palestrará sobre os cenários e as perspectivas da rede municipal de ensino de Londrina para o ano letivo que está começando. Às 10h30, será a vez da Diretoria Pedagógica da SME, Mariangela Bianchini, apresentar sua área. Às 14h, as gerentes Adriana Biason, Ludmila Dimitrovicht e Cristiane Sola junto à assessora de Gestão de Pessoas da SME, Narcimélia Garcia Scarinci, vão trazer os aspectos fundamentais para o trabalho pedagógico em 2023. Às 16h, no gramado terá uma dinâmica “Roda, música e ritmo” e uma reflexão sobre “O que a dinâmica nos ensina?”, com Mariangela Bianchini.


Todos os participantes devem se inscrever no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo de Londrina, para receber o certificado.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá