Pesquisa feita por estudantes é destaque em concurso científico

Redação Tarobá News
Educação | Publicado em 07/12/2018 às 11:11

Foto: AEN

Pesquisa desenvolvida pelos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Desembargador Clotário Portugal, em Campo Largo (Região Metropolitana da Capital), foi um dos destaques do concurso científico Garatéa - Uma Missão Lunar. O projeto ficou em quarto lugar entre as dez melhores pesquisas do Brasil desenvolvidas por alunos de escolas públicas e particulares.

Os três trabalhos mais bem avaliados serão enviados para análise da agência espacial americana, a Nasa. Além da experiência adquirida com a pesquisa e produção do projeto, os estudantes destacaram a oportunidade de exercer o protagonismo juvenil e participar de atividades fora da rotina escolar.

“É uma experiência que incentiva o aluno a exercer seu protagonismo e prova que podemos fazer algo a mais e também reforça a importância do trabalho em equipe e da construção coletiva do conhecimento”, disse o estudante do 2° ano, Diogo Felipe Marchiori, de 16 anos.

Luiz Gustavo de Oliveira Nascimento, de 17 anos, do 3° ano, destacou a oportunidade de aprofundar os conhecimentos vistos em sala de aula aplicados à metodologia científica. “É uma chance para experimentar outras formas de conhecimento além do que estamos acostumados a ver em sala de aula e também para aprofundar os estudos em algo do nosso interesse”, afirmou Nascimento.

Leia mais: Agência de Notícias do Paraná

PESQUISA – ‘A Ação da Apitoxina em Imponderabilidade’ foi o tema escolhido pelos alunos para a pesquisa que analisa os efeitos do veneno da abelha com e sem a interferência da gravidade. A pesquisa apresentada no concurso foi uma extensão de trabalhos desenvolvidos pelos alunos com abelhas em feiras científicas feitas na escola.

Foram 27 horas de pesquisas em grupo e individual divididas em nove semanas com materiais indicados pelos organizadores do concurso. Segundo a professora de Física, Eliana Lopes Ferreira, que coordenou a pesquisa, o objetivo principal do concurso foi proporcionar aos alunos o desafio de colocar em prática as metodologias de pesquisas científicas.



Relacionados

Londrina | 29-11-2018 20:35

Segunda fase da UEL exige leitura de diferentes gêneros literários

Segunda fase da UEL exige leitura de diferentes gêneros literários

Londrina | 29-11-2018 17:53

Segunda fase do vestibular da UEL será neste domingo

Segunda fase do vestibular da UEL será neste domingo

Educação | 29-11-2018 15:19

Paraná conquista 433 medalhas na Olimpíada de Matemática

Paraná conquista 433 medalhas na Olimpíada de Matemática

Arapongas | 29-11-2018 15:15

Estado investe R$ 13 milhões na construção e melhorias de escolas

Estado investe R$ 13 milhões na construção e melhorias de escolas

PUBLICIDADE