Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pesquisa feita por estudantes é destaque em concurso científico

07/12/18 às 10:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Pesquisa desenvolvida pelos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Desembargador Clotário Portugal, em Campo Largo (Região Metropolitana da Capital), foi um dos destaques do concurso científico Garatéa - Uma Missão Lunar. O projeto ficou em quarto lugar entre as dez melhores pesquisas do Brasil desenvolvidas por alunos de escolas públicas e particulares.

Os três trabalhos mais bem avaliados serão enviados para análise da agência espacial americana, a Nasa. Além da experiência adquirida com a pesquisa e produção do projeto, os estudantes destacaram a oportunidade de exercer o protagonismo juvenil e participar de atividades fora da rotina escolar.

“É uma experiência que incentiva o aluno a exercer seu protagonismo e prova que podemos fazer algo a mais e também reforça a importância do trabalho em equipe e da construção coletiva do conhecimento”, disse o estudante do 2° ano, Diogo Felipe Marchiori, de 16 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Luiz Gustavo de Oliveira Nascimento, de 17 anos, do 3° ano, destacou a oportunidade de aprofundar os conhecimentos vistos em sala de aula aplicados à metodologia científica. “É uma chance para experimentar outras formas de conhecimento além do que estamos acostumados a ver em sala de aula e também para aprofundar os estudos em algo do nosso interesse”, afirmou Nascimento.

Leia mais: Agência de Notícias do Paraná

PESQUISA – ‘A Ação da Apitoxina em Imponderabilidade’ foi o tema escolhido pelos alunos para a pesquisa que analisa os efeitos do veneno da abelha com e sem a interferência da gravidade. A pesquisa apresentada no concurso foi uma extensão de trabalhos desenvolvidos pelos alunos com abelhas em feiras científicas feitas na escola.

Foram 27 horas de pesquisas em grupo e individual divididas em nove semanas com materiais indicados pelos organizadores do concurso. Segundo a professora de Física, Eliana Lopes Ferreira, que coordenou a pesquisa, o objetivo principal do concurso foi proporcionar aos alunos o desafio de colocar em prática as metodologias de pesquisas científicas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá