Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Por determinação do MP, Unioeste deverá contratar tradutores de Libras

09/04/18 às 17:15 - Escrito por Ellen Santos
siga o Tarobá News no Google News!

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu a manutenção de instrumentos como a delação premiada, o acordo de leniência e a possibilidade de execução da pena após decisão de segunda instância "para a melhoria da resolutividade do sistema de justiça brasileiro". Durante palestra no sábado, 7, como uma das convidadas do Brazil Conference - evento na Universidade de Harvard -, sob organização de estudantes brasileiros, Raquel chamou a atenção para "a necessidade de reflexão sobre um paradoxo, o fato de o Brasil possuir uma expressiva atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público e, ao mesmo tempo, conviver com a sensação de impunidade, com um ambiente de insegurança jurídica e com o aumento constante da violência urbana".

As informações sobre o pronunciamento da procuradora foram divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da PGR.

Ao citar estatísticas produzidas e disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Justiça, a procuradora-geral destacou que, em 2016, existiam 80 milhões de processos nos tribunais brasileiros. No entanto, apesar do trabalho fundamento e das milhares de sentenças dadas pelos 18 mil magistrados, "a percepção da sociedade continua sendo de impunidade".

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Para a procuradora, a explicação para o fenômeno passa pelo fato de o Estado ainda não ter conseguido implementar um regime de leis que, realmente, seja de igualdade para todos.

Em sua avaliação, a Justiça costuma atingir muito rapidamente as pessoas que não podem pagar bons advogados, que ficam encarceradas longos anos, e "atinge, quando atinge, muito lentamente as que têm recursos financeiros para manter um processo indefinidamente aberto".

Para Raquel, é fundamental que o sistema de justiça assegure o cumprimento da máxima "não pode haver ninguém acima ou abaixo da lei".

Ainda durante a palestra, ela explicou que os dois efeitos mais esperados da aplicação do sistema de administração de justiça penal são a inibição de novas infrações e a redução da insegurança jurídica, duas consequências que ainda não têm sido alcançadas no Brasil pela falta de um estado de direito íntegro capaz de assegurar a igualdade real entre as pessoas.

"A integridade que consiste em adequação à lei, em reparação de danos causados, em proteção às vítimas, em prevenção geral contra a iniquidade, em punição dos responsáveis por infrações, sobretudo as mais graves", pontuou.

Ao mencionar os avanços conquistados nos últimos anos, Raquel citou grandes investigações - Mensalão e Lava Jato - como "prova de que a percepção de grande parte da sociedade e dos agentes públicos em relação ao princípio da igualdade mudou".

Ela falou também sobre "a separação entre a coisa pública e a privada, a cobrança feita a gestores públicos para que ajam com honestidade e integridade e a efetividade da justiça como medidas que relevam esse novo momento".

Concluiu chamando a atenção "para o que precisa ser feito no sentido de manter essas conquistas".

"O desafio atual é gigantesco, embora bastante claro e simples: fortalecer o estado de direito com a aplicação da lei de modo igual para todos, com o objetivo de aumentar segurança jurídica", ela finalizou.

MPPR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá