Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Posse dos conselheiros escolares enaltece a participação do aluno

04/12/18 às 15:33 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

"Acredito que a participação dos alunos no conselho escolar é muito importante, pois contribui para que aprendam de forma prática o sentido da democracia e percebam a necessidade da participação de todos nas discussões e decisões para a melhoria do trabalho realizado". Quem não acompanhou a cerimônia de posse dos conselheiros escolares na noite de ontem pode até não acreditar, mas frase acima foi dita pela aluna da Escola Municipal Hercules Boschirolli, Ester da Luz Silva, de apenas 10 anos.

A maturidade de Ester ao discursar tão sabiamente ao participar da mesa de honra no evento que aconteceu ontem (3) a noite no Teatro Municipal, apenas reforçam suas palavras, quando ela afirma que a participação do aluno no Conselho Escolar contribui para que este aprenda ainda mais. Ester falou de si, da sua participação no conselho, mas a verdade é que toda a comunidade escolar que se propõe a participar das decisões de uma escola também aprende muito. E a função do Conselho Escolar é dar voz e vez para representantes de cada segmento de uma unidade escolar, para que possam buscar junto à direção os melhores rumos para a escola.

Para o promotor da Vara da Infância, Dr. Luciano Machado, perceber a participação de todos nas decisões de uma escola, principalmente a participação das crianças neste processo, é algo que lhe renova as esperanças. "No ano que se renova é muito oportuno esse momento, pois para ser um ano de esperança precisa ter o nosso cuidado, com a nossa responsabilidade social, a nossa responsabilidade de cidadão", disse, parabenizando os novos conselheiros, que se dispuseram a trabalhar em prol de suas unidades escolares.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Leia Mais: Portal da Cidade de Cascavel

A secretária de Educação, Marcia Baldini, também lembrou de todo esforço dispendido no processo de implementação dos conselhos escolares nas escolas e Cmeis de Cascavel, que teve início em 2011, sendo esta a terceira eleição nas escolas municipais. Marcia ainda enalteceu a participação dos alunos nas decisões da escola. Lembrou que apesar de não terem o direito de votar, têm o direito de representarem seus colegas enquanto conselheiros mirins e de fazer suas necessidades serem consideradas junto à comunidade escolar. "A criança vai contribuir muito, ela tem um olhar diferente do adulto e ela tem que ser ouvida, pois a escola só existe porque tem criança, porque tem aluno, e nós todos, pais professores e servidores estamos lá para garantir o direito dessa criança", finalizou.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá