Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prazo para cadastro escolar de crianças de 3 a 6 anos encerra em 14 dias

04/10/22 às 07:23 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Pais e responsáveis de crianças de 3 a 6 anos que desejam matricular os filhos na rede municipal de ensino em 2023, em turmas do P4, P5 e 1º ano, tem até o dia 16 outubro para realizar o cadastro. O prazo para primeira etapa da chamada pública escolar encerrará em 14 dias. 


Até o momento, 11 mil crianças estão cadastradas, porém a Prefeitura de Londrina acredita que ainda há 4 mil crianças a serem cadastradas. Os interessados precisam acessar o site da Prefeitura de Londrina e preencher os dados necessários.


Essa fase é obrigatória para todos os alunos que precisam de uma vaga no P4, P5 e 1º ano, para o ano letivo de 2023, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e nas escolas municipais. Por isso, tanto aqueles que já estudam na rede municipal, quanto os que serão transferidos da rede particular ou que farão sua primeira matrícula devem se inscrever. 

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


Aqueles que não realizarem o cadastro dos alunos até o dia 16 de outubro serão atendidos pelo sistema de vagas remanescentes, ou seja, aquelas que sobram conforme o cronograma da rede municipal de ensino.


 “As famílias que não fizerem o cadastro agora terão a oportunidade de fazerem apenas em janeiro de 2023. Aí fica mais difícil, porque a gente distribui as vagas remanescentes, nas unidades que não foram totalmente preenchidas e, muitas vezes, pode acontecer de não ter vaga próxima de casa. Então, a família tem que estar ciente disso”, ressaltou a diretora administrativa e de planejamento da SME, Rosana Daliner Acosta Marchese.


Neste chamamento, devem ser cadastradas as crianças com as seguintes datas de nascimento:

P4 – Crianças nascidas a partir de 01/04/2018 a 31/03/2019 (de 3 a 4 anos)

P5 – Crianças nascidas a partir de 01/04/2017 a 31/03/2018 (de 5 a 4 anos)

1º ano – Crianças nascidas a partir de 01/04/2016 a 31/03/2017 (de 5 a 6 anos)


Como se inscrever


Para os alunos da rede municipal de ensino, a SME forneceu um QR-Code que direciona  a um link individual para o acesso e preenchimento das informações solicitadas. Quando a unidade escolar oferecer o ano escolar subsequente, os pais terão a opção de seguir nesta mesmo. Neste caso, o procedimento é mais rápido e simples e, ao final, o aluno terá a vaga garantida no atual CMEI, CEI ou escola municipal.


Caso os pais escolham outra escola, para o ano letivo de 2023, devem seguir as orientações contidas no QR-Code enviado pela SME. O link utiliza o sistema de georreferenciamento, por isso buscará a unidade escolar mais próxima da família. Para efetivar matrícula de quem optou por outra escola é preciso entrar em contato com a unidade escolar indicada e agendar a matrícula. Esse procedimento deverá ser feito no período de 21 de novembro a 2 de dezembro.


Já os pais das crianças que vêm da rede privada de ensino ou que farão o primeiro ingresso na rede municipal deverão acessar o site da Prefeitura e preencher todos os dados solicitados para concluir a inscrição no processo.


Durante o preenchimento dos dados, os pais precisam se atentar às informações fornecidas. Entre elas, se as crianças têm ou não irmãos estudando na rede municipal e o uso do mesmo CPF do adulto responsável. Essas duas informações são utilizadas pelo sistema de georreferenciamento para colocar as crianças que têm irmãos na mesma unidade escolar e o mais próximo de casa.


“O mesmo CPF ajuda na distribuição dos alunos pela rede municipal, porque o sistema vai ler as informações e entender que as crianças são parentes e, nesse caso, priorizará que elas fiquem na mesma escola, caso haja vaga nessa unidade”, explicou Marchese.


Documentos necessários 


Para inscrever as crianças na rede municipal de ensino, os pais e responsáveis precisam ter em mãos alguns documentos. Entre eles, o número da Certidão de Nascimento da criança ou número de inscrição do Registro Nacional Migratório (para estrangeiros); uma conta de luz da Copel e de água da Sanepar para comprovar a residência e a carteira de identidade (RG) e o CPF do adulto responsável. Eles deverão ser apresentados posteriormente nas unidades escolares para confirmar a matrícula.


Nos dias 14 a 18 de novembro, a SME liberará o resultado da matrícula, no site da Prefeitura de Londrina. Neste local estará escrito o nome da unidade de educação que os pais devem comparecer para apresentar os documentos originais e as cópias inscritas no ato do chamamento on-line.


A Secretaria Municipal de Educação lembra que o cadastro inicial no chamamento não significa que a criança está automaticamente matriculada. “Às vezes, os responsáveis acham que ao preencher o cadastro já está tudo certo. Mas, a criança só tem direito à vaga depois que a família apresentar os documentos na unidade escolar. Portanto, todos devem se atentar aos prazos e consultar o site da Prefeitura de Londrina do dia 14 a 18 de novembro”, chamou a atenção a diretora da SME.


Outras matrículas


As novas matrículas para os alunos que cursarão os 2º, 3°, 4º e 5º anos deverão ser solicitadas apenas no ano que vem (2023). Já pais de crianças que têm de zero até 3 anos de idade, precisam agendar o cadastro diretamente na Central de Vagas, nos telefones 3375-0220 ou 3375-0282.

Em caso de dúvidas sobre o processo de cadastro ou matrículas, os responsáveis podem telefonar para o setor de matrícula e documentação escolar da Secretaria Municipal de Educação pelo (43) 3375-0102, 3375-0235, 3375-0236 ou 3375-0237, de segunda a sexta-feira.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá