Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura recebe inscrições para assistentes de alfabetização voluntários

27/02/23 às 16:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Educação de Londrina abriu um Chamamento Público voltado a assistentes de alfabetização voluntários nas escolas de Londrina. Os selecionados irão atender o Programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação, que tem por objetivo fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização de alunos de primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental. Esses assistentes atuarão em colaboração ao professor regente, conforme seu planejamento, para que os estudantes desenvolvam competências de leitura, escrita e matemática.


Os assistentes serão selecionados para suprir as vagas existentes e para formação de cadastro de reserva, ou seja, para preencher vacâncias futuras nas unidades, que ficam na área urbana e rural. Eles poderão atuar em uma ou mais unidades escolares, até completar a carga horária máxima de 20 horas semanais, podendo atender até quatro turmas de alfabetização.


Os interessados receberão uma ajuda de custo, para despesas com o transporte e alimentação, no valor de R$150,00 por turma para cinco horas trabalhadas. O ressarcimento das despesas do assistente de alfabetização é liberado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em favor das Associações de Pais e Mestres (APMs) que representam as unidades escolares. O início das atividades está previsto para 6 de março de 2023.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


A coordenadora do Programa Tempo de Aprender em Londrina, Rafaeli Peres, da SME, explicou que os assistentes de alfabetização são profissionais que vão dar apoio no processo de alfabetização. Segundo Peres, as práticas que estes assistentes vão auxiliar devem contribuir para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática. “Todas as ações são monitoradas pelo professor regente, que direciona a atuação do assistente. Eles vão atuar no aprimoramento da leitura, auxiliar na verificação das tarefas diárias, e ajudar os alunos na escrita, leitura e escuta, ou seja, em todas as práticas de linguagens que se referem ao ensino da Língua Portuguesa, bem como nos aspectos da alfabetização matemática”, disse.


Requisitos e inscrições – Para participar, é necessário possuir mais de 18 anos, ter formação em magistério completo ou pedagogia e outras licenciaturas na área da educação, completa ou em curso. As inscrições serão feitas somente nesta sexta-feira, 3 de março, das 7h30 às 10h30, em cinco escolas municipais: Nara Manella, Carlos Kraemer, João XXIII, Carlos da Costa Branco e Moacyr Camargo Martins. A classificação será por ordem de chegada ao local das inscrições e serão chamados de acordo com a necessidade das unidades.


É necessário levar a ficha de inscrição preenchida, carteira de identidade; CPF; certificado/diploma de magistério; do diploma para candidatos graduados ou histórico atualizado e comprovante de matrícula da universidade/faculdade, quando se tratar de estudante de graduação nas áreas afins; e comprovante de residência. A falta da documentação solicitada é motivo de desclassificação.


Serão aceitos, para composição de cadastro de reserva, a entrega de ficha de inscrição e fotocópia dos documentos citados, no período de 6 a 10 de março, das 8h às 17h30. Eles deverão ser entregues em envelope lacrado, com identificação do Programa Tempo de Aprender e do candidato, no protocolo da Secretaria Municipal de educação aos cuidados da Gerência do Ensino Fundamental, localizada na Rua Humaitá, 900, Jardim Kennedy.


No portal da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br/educacao) foi disponibilizado o Edital para Seleção e Constituição do Banco de Assistentes de Alfabetização. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3375-0100.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá