Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora abre inscrições no Paraná

23/07/21 às 11:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Professores paranaenses das redes públicas e privadas podem se inscrever até o dia 10 de setembro no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, que reconhece cursos, projetos e práticas inovadoras e criativas que desenvolvam competências empreendedoras nos estudantes.

“O Sebrae reconhece a importância do trabalho dos professores e queremos destacar projetos que conseguem aplicar o protagonismo dos estudantes e têm potencial para transformar suas escolas, a comunidade e para desenvolver esses jovens de maneira integral, mesmo considerando todos os desafios impostos pela pandemia. Além disso, o prêmio também tem esse potencial de inspirar o ecossistema educacional com o compartilhamento de boas práticas”, afirma a coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Sonia Shimoyama.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi a vencedora estadual do prêmio na categoria Ensino Superior nos anos de 2018 e 2019. A universidade foi a vencedora com o prêmio Hub de Empreendedorismo que visava inserir o ensino do empreendedorismo nos cursos, promover palestras e eventos e oferecer suporte a ideias e programas de inovação, aceleração e incubação. O coordenador do projeto e professor da Escola de Negócios da PUCPR, Paulo Porto, ressalta a importância dos prêmios para a instituição.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

“O Sebrae é um parceiro estratégico e importante fomentador do ecossistema. Há cinco anos temos fortalecido e investido esse projeto que oferece um retorno a longo prazo e que faz parte da formação dos nossos estudantes. Receber esse prêmio foi um reconhecimento e uma validação do nosso trabalho de estímulo ao empreendedorismo. Foi uma chancela para nós e para o mercado de que estamos no caminho certo”, afirma.

O prêmio

O prêmio será dividido em cinco categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Serão aceitas inscrições de professores de forma individual ou em equipes de até cinco pessoas, mas é necessário indicar o representante do grupo, que será o responsável pela inscrição e precisará comprovar seu vínculo com a escola ou universidade durante o período em que o projeto foi implementado. O número de inscrições por professor é ilimitado.

Entre os critérios de avaliação estão o desenvolvimento do projeto, considerando criatividade e inovação, alinhamento com orientações curriculares, protagonismo dos estudantes e conexões com desafios reais; a atuação do educador ou da equipe, que leva em conta a mobilização de competências empreendedoras; e o impacto, que se refere ao desenvolvimento dessas competências, a transformação na escola ou comunidade e inspiração e nível de replicabilidade.

Os três melhores de cada categoria receberão as premiações de bronze, prata e ouro. As etapas estaduais do prêmio acontecem entre setembro e novembro. No Paraná, a premiação que inspirou a realização do Prêmio Nacional chega a sua quarta edição e deve acontecer em novembro.

Os melhores de cada estado participarão da etapa nacional em 8 de fevereiro de 2022, que chega a sua segunda edição. Os vencedores receberão troféus e farão parte de uma missão técnica nacional promovida pelo Sebrae.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae. No Paraná, em 2020, a iniciativa impactou 183.454 estudantes e capacitou 4.108 professores com embasamento de empreendedorismo, proporcionando a difusão de soluções da entidade para 999 instituições de ensino, em 238 municípios.

O Prêmio tem o apoio do CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora, plataforma digital, referência em estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre Educação Empreendedora; e do Porvir, plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. 

(Com assessoria)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá