Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Presos participam de curso religioso em projeto de ressocialização

18/09/19 às 10:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma parceria entre o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e a Igreja Evangélica Templo das Águias tem permitido que presos da Penitenciária Central do Estado - Unidade de Progressão (PCE-UP) participem de uma formação de “Discipulado para o Encarcerado”, no qual os detentos estudam a Bíblia semanalmente. O objetivo do projeto é buscar a ressocialização pela fé. Um dos ex-presidiários que participaram do curso recebeu bolsa de estudos para continuar a aprender sobre a Bíblia fora do Sistema Penal.

Duas turmas de detentos que já passaram pelo processo de aprendizagem, terminaram o curso e foram certificados. A terceira está no início. “Um dos destaques do projeto foi o Rafael, que participou das atividades desde o início e, depois de concluí-las, passou a auxiliar nas dinâmicas do curso para os demais sentenciados”, disse a diretora da Unidade de Progressão, Cinthia Maria Mattar Bernadelli Dias.

Ela contou que o preso recebeu uma bolsa de estudos pela Igreja para cursar Teologia e continuar passando seus conhecimentos aos demais custodiados. “Com o mutirão carcerário, o Rafael passou para o regime semiaberto harmonizado e, assim, está cursando Teologia e pretende dar continuidade ao trabalho já iniciado na PCE-UP”, afirmou a diretora da unidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Para certificar os concluintes das primeiras turmas do projeto, um evento foi realizado no final de agosto na Igreja Templo das Águias e contou com a apresentação de um coral dos próprios detentos, com mais de 50 vozes em cantata. “Incentivamos todo tipo de amparo religioso porque acreditamos que isso é essencial para o resgate dos valores e princípios que regem a vida em sociedade”, afirmou Cinthia.

“Acreditamos que esta seja uma das inúmeras portas que serão abertas para a implementação de outros projetos de auxílio na ressocialização dos detentos em relação à ocupação da mente e que não se resumam ao trabalho e ao estudo somente, mas, principalmente, no crescimento da fé em Deus, destacou a diretora da PCE-UP.

OUTRAS RELIGIÕES - Segundo Cinthia, participar de celebrações ligados à religião é um processo importante para a ressocialização do preso. “Desde a inauguração, a nossa unidade vem apostando em parcerias com entidades de fé de diversas religiões, a fim de proporcionar aos sentenciados a participação em cultos de acordo com o que eles mais se identificam”, explicou.

A PCE-UP recebe ao todo nove religiosos, que se revezam às sextas-feiras e aos sábados, durante o dia todo. Há missas católicas, cultos evangélicos de várias congregações e celebrações espíritas, além do curso da Templo das Águias. “Todos os nossos presos acabam participando de alguma das atividades. O benefício que eles têm é espiritual, porque, ao contrário do que ocorre com o estudo e o trabalho, não há remição de pena, por exemplo”, explicou.


Aen PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá