Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Professores da Educação Básica realizam concurso da rede municipal no domingo

22/11/22 às 18:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os candidatos inscritos no concurso público para Professor da Educação Básica da rede municipal de ensino, realizado pela Prefeitura de Londrina, farão provas objetiva, discursiva e de títulos no próximo domingo (27), a partir das 14h. O período de avaliações terá 5 horas de duração, indo até as 19h, com provas no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e instituições como colégios estaduais e escolas municipais, entre outros, totalizando 17 locais da área urbana.


Ao todo, 10.423 pessoas estão habilitadas para realizar esta etapa do concurso, após a fase de inscrições, recursos e homologação. São professores de 332 cidades, de 22 estados brasileiros, representando todas as regiões do Brasil – sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e norte, além do Distrito Federal.


O Cartão Informativo com o local e horário da prova foi disponibilizado ontem (21), para consulta e impressão, no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), da UEL – www.cops.uel.br . O portal reúne os editais, cronogramas e demais informações sobre esta seleção.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, o volume de participantes superou as expectativas do Município, uma vez que a projeção era de cerca de 4.400 inscrições efetuadas. “Esse cálculo obviamente tem oscilações, pois é baseado em concursos anteriores de cenários de outros períodos. Mas, normalmente, levamos em conta que os cargos que exigem formação em nível superior não comportam expectativas mais altas, tendo em vista o nível de especialização exigido. Então, a participação de mais de 10 mil candidatos supera nossas expectativas positivamente. Acreditamos que vários fatores levam a isso, como, por exemplo, o fato de que o Município de Londrina é acolhedor para se estabelecer e ter uma carreira, e também porque a Administração tem propiciado boas condições de trabalho”, analisou.


A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, endossou o discurso e pontuou que a atratividade do concurso é reflexo da estrutura da cidade, da Prefeitura e da rede municipal de ensino de Londrina. “Esperávamos um número considerável de concorrentes, mas a procura realmente nos surpreendeu, principalmente pela diversidade alcançada. Pessoas do Paraná e de todas as partes do Brasil se interessando em vir para Londrina é muito importante para nós e para a cidade, valorizando ainda mais nosso concurso. Nossa rede de educação tem uma boa fama e imagem, fornece boas condições de trabalho e remuneração, e Londrina é um lugar excelente para se viver. Tudo isso pesa para este número alto de concorrentes, e esperamos que o concurso tenha todas as suas próximas etapas concluídas com êxito”, destacou.


Estão sendo disponibilizados para este concurso, aberto pelo Edital nº 142/2022, 369 vagas para educadores (cargo PEB 01) que atuarão nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Haverá preenchimento direto de vagas e também formação de cadastro de reserva para futuras chamadas, conforme as demandas e necessidades da Secretaria Municipal de Educação (SME).


Do total de vagas, 313 são para ampla concorrência, 37 para afro-brasileiros e mais 19 para pessoas com deficiência. No dia das avaliações, as provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas ao mesmo tempo, a partir das 14h. Serão 50 questões objetivas sobre língua portuguesa, matemática, tecnologia e conhecimentos específicos e uma produção de texto dissertativo-argumentativo de 25 a 30 linhas. A entrega de títulos, também classificatória, irá ocorrer no andamento dessas atividades. Nas salas de aula, os fiscais escalados passarão nas mesas dos candidatos recolhendo o envelope devidamente lacrado e contendo a documentação exigida no edital, devendo entregar o protocolo de recebimento aos presentes.


Julliana Bellusci reforçou que os candidatos precisam, antes de ir para a prova, ler o edital atentamente, eliminar os pontos de dúvida, verificar os documentos solicitados (item 10.4 do Edital 142/2022) e imprimir o cartão informativo corretamente. Se possível, indicou ela, pode ser importante até mesmo passar no local de prova nos dias que antecedem o concurso e separar os materiais necessários. “Além dos documentos pedidos no edital, cada pessoa deve levar sua caneta esferográfica transparente, lembrando de comparecer ao local de prova munido de documento pessoal com foto. No mais, o candidato nunca deve se ater a coisas que possam limitar o seu desempenho, como a questão da concorrência, por exemplo. Fundamental é focar em si próprio e no seu desejo, e fazer a sua parte”, incentivou.


A remuneração inicial será de R$ 4.691,09 e inclui salário básico, complementação salarial, gratificação de magistério, assiduidade e auxílio alimentação. A jornada de trabalho semanal tem carga horária de 30h.


Locais de provas do Concurso

Confira abaixo onde serão aplicadas as provas no próximo domingo (27). A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informou que vai reforçar as linhas de ônibus que atendem os locais de prova:


© Copyright 2023 Grupo Tarobá