Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Professores da UEL integram grupo interdisciplinar do STF de combate à desinformação

23/06/22 às 10:14 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das 12 universidades públicas do país convidadas a participar do  Programa de Combate à Desinformação, do Supremo Tribunal Federal (STF). Formado por professores de diversas áreas do conhecimento, o grupo tem como objetivo fortalecer a democracia brasileira, a partir de ações para divulgar informações verdadeiras sobre o STF para a população, com base na pesquisa e na extensão já praticadas pelas instituições.


Em maio deste ano, os professores Mirelle Neme Buzalaf, do Departamento de Direito Público (Cesa), e Hernando Borges Neves Filho, do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento (CCB), participaram do painel “Contribuição das universidades para a preservação da democracia”, em evento organizado pelo STF e transmitido pela TV Justiça. Também é representante da Universidade o professor Luiz Alberto Pereira Ribeiro, do Departamento de Direito Público, que não pode participar da atividade. 


A partir de pesquisas desenvolvidas na instituição, Mirelle apresentou estudos sobre as causas da desinformação e Hernando comentou a perspectiva da desinformação sob a análise do comportamento. Eles compartilharam ideias e sugestões para contribuir com a criação do grupo de trabalho interdisciplinar. 

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


Desinformação

No evento, Mirelle ampliou a discussão para a causa do problema da divulgação de informações falsas – passo que, para ela, deve ser feito antes de se estipular as ações de combate. “Muitas vezes é uma escolha acreditar na desinformação, uma escolha feita com base na dimensão afetiva e não na razão. Por isso, é preciso entender as causas para depois conseguir informar”. 


Segundo a professora, as pessoas têm o direito de criticar a Corte e a atuação dos ministros, por exemplo, mas ao pedir o fechamento do Supremo a ação se torna antidemocrática, justamente porque “o STF é o guardião da Constituição e do direito fundamental para todos, um dos alicerces da democracia”.


São informações como esta que o grupo ficará incumbido de auxiliar o Supremo a disseminar para a população, por meio de divulgação nas redes sociais, site e TV Justiça. O objetivo é explicar, traduzir e humanizar as informações, para que aumente a confiança da população no STF. 


Universidades participantes

Além da UEL, fazem parte do Programa de Combate à Desinformação a Universidade de São Paulo (USP); as estaduais do Ceará (Uece), Goiás (UEG), Paraíba (UEP), Ponta Grossa (UEPG) e Santa Catarina (Udesc); e as federais do Ceará (UFC), Espírito Santo (Ufes), Mato Grosso (UFMT), Roraima (UFRR) e Tocantins (UFT).


“Participar deste grupo representando a UEL é uma grande responsabilidade. O momento atual é delicado para a manutenção das instituições democráticas. Participar com outras universidades e, cada uma trazer uma proposta e ideia, só tem a contribuir para o combate da desinformação de uma maneira geral”, afirma Mirelle Neme Buzalaf.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá