Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Professores participam do curso ''Como atuar com alunos surdocegos''

31/07/19 às 08:45 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Terenice Alves de Morais, a única guia-intérprete do Paraná, participa do curso “Como atuar com alunos surdocegos”, promovido pelo Centro de Apoio Pedagógico (CAP), que atende 63 municípios. A formação de 24 horas iniciou segunda-feira, 29, e encerra hoje, com a presença de professores dos Núcleos Regionais de Educação de Francisco Beltrão, Pato Branco, Dois Vizinhos, Guarapuava e União da Vitória.

“São 32 professores que irão atuar com alunos surdocegos congênitos, que nascem cegos e sem a aquisição de uma língua, e com os surdocegos adquiridos, que nascem cegos ou surdos e no decorrer da vida adquirem a outra deficiência”, comenta Joseani Vieira Brenner, coordenadora do CAP. A surdocegueira é considerada uma única deficiência. Em Beltrão, por exemplo, deve haver três surdocegos. O curso aborda a teoria e a prática, tanto que os participantes estão produzindo material para retornar e trabalhar com esses alunos.

Terenice é guia-intérprete pois acompanha o filho Igor Mosele, 16, na sala de aula. Ele tem retinopatia da prematuridade, ou seja, é cego por ter nascido prematuro. A partir dos 12 anos, começou a perder a audição também, então passou a usar aparelho auditivo e estabilizou; seu grau é moderado.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Atualmente, Igor está no 2º ano do ensino médio, é gaiteiro e leva uma vida independente, anda de bicicleta, nada no rio. Seu pai Paulo Mosele e os irmãos Diogo, 18, e Mariela, 14, são seus grandes incentivadores e ajudam-no em tudo. Eles residem em Santa Lúcia, interior de Dois Vizinhos.

“Fiz Pedagogia em 2011, aos 31 anos, pra auxiliar o Igor. Depois fiz quatro pós, incluindo educação especial”, conta Terenice, que é professora efetiva no ensino municipal e é guia-intérprete de filho, no ensino estadual. Sua principal motivadora foi a amiga e professora Rosane Rodrigues de Campos, que também está participando deste curso de surdocegueira. “Aprendi braile junto com o Igor, fui alfabetizada junto com meu filho, com incentivo da professora Rosane. Depois tive que aprender o braile avançado, por causa do ensino médio”, completa.


Fonte: Jornal de Beltrão

© Copyright 2023 Grupo Tarobá