Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Programa de resistência às drogas já formou 1,6 milhão de alunos

17/06/19 às 10:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Oferecer a crianças e adolescentes lições que ajudam na tomada de decisões, tornando-as mais seguras e responsáveis. Esta é a principal ideia do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que completou 19 anos em maio. Neste período, cerca de 1,6 milhão de estudantes de escolas públicas e particulares, em 202 municípios paranaenses, passaram pela formação. A previsão é que, neste ano, o Proerd atinja a marca de 1,7 milhão de alunos atendidos.

Adaptado do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), o Proerd começou como projeto-piloto em sete escolas de Matinhos, no Litoral do Estado. O programa é desenvolvido por profissionais de educação e de segurança pública e conta com dez lições educativas, passadas em salas de aula por policiais militares selecionados e formados em curso específico para aplicação do programa. Ele é direcionado a alunos das séries iniciais, quintos e sétimos anos do ensino fundamental.

“A ideia é desmitificar não apenas a questão das drogas, mas apresentar às crianças modelos para a tomada de decisões para que elas consigam resolver conflitos cotidianos a aprendam a resistir a pressões de grupos”, afirma a tenente Evelyn Garcia de Souza Barros, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, ao qual o programa está vinculado.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

DIA A DIA - As lições do Proerd são ajustadas para cada faixa etária e incluem diferentes atividades, voltadas para os problemas que crianças e adolescentes precisam enfrentar tanto na escola, como no dia a dia de um modo geral. Entre as lições abordadas pelos instrutores estão informações sobre drogas lícitas e ilícitas, resolução de conflitos por meio da comunicação não verbal e escuta ativa, bullying, como ajudar os colegas e como obter ajuda de outras pessoas.

Ao final das lições os alunos participam da formatura, onde prestam um compromisso solene perante a sociedade de se manterem longe das drogas e violência, explica a tenente Evelyn. “O Proerd estimula os estudantes a resolverem os principais problemas de sua faixa etária, formando cidadãos seguros e responsáveis, que têm uma resposta para enfrentar as mazelas a que possam estar expostos”, diz. “Eles estão capacitados não só a resistir, mas também a procurar ajuda adequada, principalmente quando ocorrem consequências indesejadas de suas decisões”, completa.


Fonte: Aen PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá