Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Programa Saúde na Escola será apresentando na próxima quinta-feira

09/03/20 às 16:56 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Divisão de Atenção Primária da Secretaria de Saúde Cascavel, por meio da coordenação de programas representada pela enfermeira, Juliana Lange e o assistente social, Fábio Tomasetto, apresentam na próxima quinta-feira (12), as ações a serem desenvolvidas em escolas, colégios e centros de educação infantil do município. Coordenadores e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e Unidades de Saúde da Família (USF's) participarão no auditório do SENAC da apresentação do novo ciclo 2020 do Programa Saúde na Escola (PSE), que vai desde os cuidados com o mosquito transmissor da dengue até a prevenção e cuidados com doenças em geral.

A capacitação dos coordenadores e enfermeiros é a primeira etapa para a execução do PSE. As atividades das equipes das unidades de saúde nas escolas iniciam no próximo dia 16 de março.

As ações do PSE são: combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção da segurança alimentar e alimentação saudável; direito sexual e reprodutivo, prevenção contra IST/AIDS; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal, e aplicação de flúor. Além disso, as equipes das unidades de saúde conferem nas escolas, através do programa, a situação das carteiras de vacinação; promoção de saúde auditiva e ocular.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

As unidades de saúde, tanto da área urbana quanto rural, desenvolverão as ações do Ciclo 2019/2020 nas datas de 16/03/2020 à 27/11/2020 nos estabelecimentos educacionais pactuados, ao todo somam-se 35.999 alunos referenciados pelo programa, auxiliando professores e pais na promoção e prevenção à saúde.

Os alunos pactuados são aqueles que mantêm a regularidade com a sua vida escolar: matrícula na rede de ensino municipal e estadual, frequência e que participa das ações desenvolvidas pelo PSE.  "A unidade de saúde entra em contato com a direção da escola, monta um cronograma de atividades para que elas sejam realizadas no período que vai de 16 de março até 27 de novembro", informou o assistente social, Fábio Tomasetto.

O Programa Saúde na Escola é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que por sua vez desenvolve outras quatro ações no âmbito pedagógico. Assim, 12 ações formam o conjunto de atividades do PSE.

 Ao longo do calendário desenvolvido pelo Programa Saúde na Escola, as unidades de saúde desenvolvem ações de caráter orientativo, principalmente quando se trata da Ação 01 que é Ações de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. "O bacana é que as crianças reproduzem os ensinamentos adquiridos em casa junto dos pais ou responsáveis. Isso é importante para chamar a atenção dos adultos nos cuidados com os objetos que podem acumular água e ser criadouros do mosquito da Dengue",  destacou o assistente social, Fábio Tomasetto.

Cascavel possui uma das maiores pactuações do Programa Saúde na Escola, em caráter nacional, com 35.999 alunos. Assim fica caracterizada a preocupação em que o Município de Cascavel, através das Secretarias de Saúde e Educação tem em realizar através de pequenas ações a Promoção e Prevenção a saúde de seus educandos.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá