Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Programas de extensão marcam presença da UEM na Expoingá

07/05/22 às 16:49 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Os três espaços de divulgação da ciência da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2022 recebem muitas atividades neste final de semana. A comunidade universitária atua nos espaços levando conhecimento à população, nas áreas reservadas à divulgação científica.

O reitor Julio César Damasceno diz que, após dois anos sem realização da feira, a UEM retoma a parceria para a participação no evento para ajudar a discutir temas relevantes do agro, mas também para discutir impactos da pandemia nesse universo de commodities, energia e fertilizantes, além de questões sociais e ambientais.

“É uma oportunidade de mostrar o que fazemos, em extensão e serviços, por meio de uma série de atividades, com a atuação de professores, alunos e técnicos. Estamos com atividades ao longo de toda a Expoingá. A UEM é uma referência para os municípios do Noroeste e ajuda a produzir conhecimento, tecnologia e ciência”, lembrou.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

No Pavilhão Branco, o destaque é a Expociência, com os giroscópios, alguns experimentos de Física e Matemática, ambientes de Mata Atlântica e outros biomas do Paraná. Professores ainda explicam sobre o novo curso da UEM, o de Física Médica, uma novidade de campo profissional.

No Pavilhão Azul, representantes do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) levam informação sobre o Núcleo Maria da Penha (Numape).

A Incubadora Unitrabalho da UEM apresenta à comunidade parte dos seus 24 anos de história, incluindo os diversos projetos de empreendimentos solidários desenvolvidos nesse tempo. Os grupos estão acompanhados da equipe do Núcleo de Ensino a Distância (Nead), que leva o caso de sucesso desta modalidade de ensino da UEM para o estande.

Quem também passa pelo local confere as atividades do Hospital Universitário de Maringá (HUM), simulando como funciona um ambiente hospitalar. Na exposição, dois bonecos simulam pacientes em leitos. E mais: a garotada das escolas podem aprender manobras de reanimação cardio-respiratória com alunos do curso de Medicina da UEM.

BOOTCAMP – Neste sábado, o destaque da programação é o BootCampo Manna Agro 2022. O evento é organizado pelo Ecossistema Manna Team e vai reunir 150 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II e anos iniciais do Ensino Médio.

O nome BootCampo é um jogo feito com as palavras "bootcamp", que se traduz como acampamento de treino (tradução livre) e campo. Isso porque as atividades a serem realizadas no evento têm como objetivo mostrar aos jovens como se dá a aliança entre as inovações nas tecnologias de ponta e o meio rural de produção.

O BootCampo vai até às 20h. Os participantes vão atuar em equipes compostas por um professor responsável e até cinco alunos. Serão duas etapas: uma chamada Manna Fair (feira do Manna) e outra Manna TEEN.

A Manna Fair será uma exposição de aparelhos e mecanismos desenvolvidos pelo ecossistema, como uma forma de demonstrar as possibilidades e inspirar os participantes para a próxima etapa.

Na Manna TEEN, os alunos vão colocar a mão na massa. Orientados por pesquisadores, as equipes vivenciarão o processo de desenvolver projetos de inovação para o ramo do agronegócio e, mais tarde, serão avaliados por jurados especialistas.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá