Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto de Jacarezinho conquista Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

16/05/22 às 22:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Sebrae realizou o anúncio dos vencedores da 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora e duas iniciativas paranaenses foram reconhecidas nacionalmente. O projeto ‘Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda’ recebeu o troféu Ouro na categoria Ensino Fundamental - Anos Iniciais, e o ‘Projeto Kucaracha’ levou o troféu bronze na Educação Profissional.

A solenidade de premiação foi realizada na quinta-feira (12), como parte da programação do Congresso BETT Educar 2022, considerado um dos mais importantes eventos de educação e inovação da América Latina. O Sebrae, em parceria com o Ministério da Educação, reconheceu o trabalho de educadores que se destacaram na adoção de práticas e metodologias inovadoras de ensino do empreendedorismo para jovens e adolescentes.

“O Prêmio iniciou no Paraná, onde já estamos em nossa quarta edição. Ver essas ações estaduais sendo reconhecidas em nível nacional é uma enorme conquista. Com o prêmio, temos a possibilidade de motivar e reconhecer o trabalho de professores que tenham implementado projetos, práticas e cursos em prol do desenvolvimento da educação empreendedora”, diz a consultora do Sebrae Paraná, Sonia Shimoyama.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Em sua segunda edição (a primeira foi realizada em 2020), o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora consolida-se entre os educadores como uma oportunidade de desafiar os alunos a enxergarem além do que se vê, com criatividade.

Regiane Freitas Pereira de Meira conquistou o troféu de ouro, categoria Ensino Fundamental - Anos Iniciais, pelo projeto ‘Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda’, onde foram reciclados cerca de 500 quilos de resíduos. A professora atua na Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro, de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

“Conquistar o prêmio foi emocionante. Somos de uma escola do campo e ter o trabalho reconhecido é um grande incentivo, reforça que as nossas ações devem ser pautadas no compromisso ao ensino de boas práticas que possam ser levadas para a vida dos estudantes. O Sebrae é nosso parceiro para que a educação de qualidade aconteça”, celebra Regiane.

Realizado no Instituto Federal do Paraná (IFPR), no campus de Jacarezinho, no norte do Paraná, o Projeto ‘Kucaracha’ conquistou o troféu bronze, categoria Educação Profissional. A iniciativa, idealizada por Fabíola Dorneles Inácio, trabalha a antropoentomofagia como alternativa proteica na alimentação humana. Antropoentomofagia é o consumo de insetos ou de produtos derivados deles pelo ser humano.

“O nível dos trabalhos apresentados era muito alto e receber esse troféu de bronze só aumenta ainda mais a nossa sensação de felicidade e de gratidão por trabalhar nesse projeto. Isso estimula ainda mais ideias inovadoras para continuar nesse trabalho. Só temos que agradecer todo o apoio”, disse Fabíola.

O Paraná ainda contou com a participação do projeto Feira do Empreendedor, na categoria Educação Superior, realizado pelo professor Marcos Correa na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranaguá.

Premiação

Todos os vencedores estaduais e nacionais ganharam troféus personalizados e terão suas práticas divulgadas nacionalmente. Além disso, recebem: bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Faculdade Sebrae (360h), para os vencedores estaduais; bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 (360h) para os finalistas nacionais; e bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 (360h) e missão técnica nacional totalmente custeada pelo Sebrae, para os vencedores nacionais.

Resultado

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Ouro: Regiane Freitas, Campo Largo (PR) – Projeto ‘Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda’

Prata: Verônica Ximenes, Barra dos Coqueiros (SE) – Projeto ‘Colhendo os frutos do JEEP’

Bronze: Valda Nascimento, Macapá (AP) – Projeto ‘Plante-me e descubra quem sou’

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ouro: Gonçalo Lopes, Piracuruca (PI) – Projeto ‘Matemática e Meio Ambiente: do lixo ao luxo! Parte 02’

Prata: Anselmo Augusto, Belém (PA) – Projeto ‘Reusetech – Reutilizando resíduos sólidos para a educação tecnológica’

Bronze: Pábula Nataely, Santana (AP) - Projeto ‘O empreender na escola: espetáculo Circo Almirante da Alegria’                                        

Ensino Médio

Ouro: Joseane Pasquali, Pelotas (RS) – Projeto ‘Beep Factory – um dispositivo para aumentar a segurança das pessoas surdas ou com limitações auditivas na indústria’

Prata: Edson Sousa, Bacabal (MA) – Projeto ‘Papel reciclado com a fibra de babaçu’

Bronze: Danilo Freire, Campina Grande (PB) – Projeto ‘InSocialTec’

Educação Profissional

Ouro: Ivanilde Cordeiro, São Luís (MA) – Projeto ‘O projeto coworking IFMA 2020 – Empreender no mundo digital para superar a crise de Covid 19’

Prata: José Augusto Andrade, Aracaju (SE) – Projeto ‘Produção de escudos faciais e máscaras no combate à pandemia’

Bronze: Fabíola Dorneles, Jacarezinho (PR) - Projeto ‘Kucaracha’

Educação Superior

Ouro: Marcelo Camponez, Vila Velha (ES) – Projeto ‘Inovaweek’

Prata: Daniel Fernandes, Goiânia (GO) – Projeto ‘Engenheiros da Infância’

Bronze: Rodrigo Augusto Rocha Baluz, Parnaíba (PI) – Projeto “Carnaúba Valley: comunidade de startups, tecnologia e empreendedorismo da região norte do Piauí’

O prêmio

Criado com o objetivo de reconhecer professores de todo o Brasil que incentivem experiências, práticas e iniciativas empreendedoras entre os alunos, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora é dividido em cinco categorias: Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior. Os projetos são classificados por nível - ouro, prata e bronze. No total, foram inscritas cerca de 700 iniciativas, sendo 76 projetos paranaenses. Em 2021, a linha de Educação Empreendedora do Sebrae Paraná atendeu 214.220 alunos, 7.236 professores, em 1.159 escolas, de 155 municípios.

assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá