Reunião do Conselho Universitário da UEL acaba em confusão

Redação Tarobá News
Educação | Publicado em 14/06/2017 às 09:00

O Conselho Universitário (CU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tinha uma reunião marcada para essa terça-feira (13) às 16h na sala dos conselhos, mas houve um impasse. Os estudantes ocuparam as cadeiras e não havia lugar para os conselheiros. Foi preciso buscar uma alternativa. A reunião foi transferida para o anfiteatro de morfologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e começou com 1h30 de atraso. A reitora Berenice Jordão teve que buscar os estudantes na sala dos conselhos, porque reclamavam que não foram convidados para esse novo local. Teve até discussão. 

O anfiteatro ficou lotado com estudantes sentados até no chão. A convocação era para discutir exclusivamente o Meta 4, sistema de gerenciamento pessoal. O governo do estado condiciona a liberação de R$ 6 milhões ao envio dos dados solicitados. Os representantes dos estudantes, dos professores e dos servidores tinham que votar em aceitar a proposta do governo do estado e enviar a documentação ou em rejeitá-la. 

A reunião terminou às 20h30 com quórum. O CU rejeitou, por unanimidade, a inclusão da universidade no Meta 4 do governo do estado, mas a discussão sobre o tema não foi encerrada. Os integrantes do conselho disseram que não há negociação enquanto o governo condicionar a liberação de recursos com a inclusão no programa. Em votação, os integrantes do CU decidiram enviar uma contra ao governo. Eles pediram a regularização da bonificação por Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE) como regime de trabalho, que seja esclarecido em lei e encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa do Paraná sem condicional.

Por outro lado, o CU promete retomar, com mais tempo, a discussão sobre o Meta 4 utilizando relatórios minuciosos feitos pelo próprio conselho. Também foram aprovadas outras medidas, como a retomada de um conselho unificado para todas as universidades estaduais e moção de apoio ao movimento #ForçaUEL.

(Colaboração Luciane Miyazaki/TV Tarobá Londrina)



Relacionados

Educação | 16-08-2018 12:48

Acadêmicos repudiam comentários machistas e planejam manifestação em faculdade

Acadêmicos repudiam comentários machistas e planejam manifestação em faculdade

Educação | 16-08-2018 12:00

Processo seletivo do IFPR oferece cursos gratuitos

Processo seletivo do IFPR oferece cursos gratuitos

Educação | 16-08-2018 08:13

Orientações sobre idade mínima na educação infantil saem até setembro

Orientações sobre idade mínima na educação infantil saem até setembro

Educação | 15-08-2018 13:09

CMEI’s e escolas de Cascavel; 50 ainda não são monitorados por câmeras

CMEI’s e escolas de Cascavel; 50 ainda não são monitorados por câmeras

PUBLICIDADE