Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Rio do Salto: Prefeitura entrega revitalização de escola e abre licitação para o primeiro Cmei no interior

07/08/20 às 17:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

As aulas presenciais ainda não retornaram, mas quando forem retomadas, os alunos da Escola Municipal do Campo José Bonifácio, no distrito de Rio do Salto, irão se deparar com uma estrutura moderna e bem mais acessível.

Na manhã desta sexta-feira (7), o prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação, Márcia Baldini, entregaram  as obras de revitalização da unidade escolar.

O prefeito Paranhos  lembrou que o momento é de desafios e fez uma reflexão sobre a educação na atual situação de pandemia, mas ressaltou que nos momentos de crises, surgem oportunidades de mudanças. Ele contou que recebe várias ligações de mães de alunos reconhecendo a importância da instituição escolar na vida das crianças.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

"Esse momento fez com que a cidade percebesse que não é apenas aquele gesto de sair de casa e olhar para escola como se fosse um depósito, entregar o filho e se livrar dele, a educação é muito mais que isso. Como as crises são importantes, eu sei que nós vamos tirar proveito disso. Não tenho dúvidas de que as mães e pais irão olhar para o servidor da educação, para o professor, a diretora, a coordenara, a zeladora,  a merendeira, com outros olhos. Olhos de respeito", disse o prefeito.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, destaca que a educação é prioridade da gestão e elogiou a união da comunidade escolar do distrito de Rio do Salto, que sempre foi participativa nas ações e decisões da unidade escolar. Ela observou que as crianças terão um novo espaço quando retornarem às aulas. "A alegria das crianças é que enaltece a nossa alma e nós trabalhamos para isso. As crianças que estão aqui serão os líderes do amanhã", disse.

Revitalização

As salas ficaram mais modernas, com móveis, brinquedos e materiais novos. Foram feitas instalações sanitárias de uso coletivo para possibilitar a existência de cabines para portadores de necessidades especiais.  Com instalações de divisórias em granito, foi possível a existência de um número maior de bacias sanitárias.

A revitalização contemplou, ainda, a substituição total dos revestimentos de pisos e paredes, instalação de novos aparelhos sanitários, nova rede de alimentação de água fria e sanitária, playground com grama sintética e a  construção de bancada em granito com cubas em louça e torneiras de acionamento automático. As instalações elétricas foram adequadas com instalação de luminárias com proteção contra impactos e quedas.

 

Histórico

A Escola Municipal do Campo José Bonifácio iniciou seu funcionamento em 1953. A primeira escola funcionou como instituição particular em 1953, na casa do senhor Antonio Boeira, com três turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries e um total de 41 alunos.

Em 1965, foram construídas pela prefeitura as duas primeiras salas de aula de madeira, com cozinha e varanda, na quadra da Igreja Católica. A partir de 1977, a Fundepar construiu uma nova escola em alvenaria com quatro salas de aula, um conjunto de banheiros e cozinha, iniciando o  atendimento aos alunos da 5a série, com 46 estudantes matriculados.

Em1978, foi construída a quadra de esportes pavimentada e no ano de 1985, mais três salas de aula e uma cozinha. Naquele mesmo ano, foi fundada a Escola Estadual Luiz Liberali, de 2º grau. Em 1990, a Prefeitura desativou as escolas rurais que foram centralizadas na Escola José Bonifácio, após o espaço ser ampliado.

Hoje, a escola atende 206  alunos e, destes, 49 frequentam o tempo integral, somando 255 matrículas, distribuídos em nove turmas.

 

Cmei

Durante a solenidade, o prefeito Paranhos autorizou a licitação do Centro Municipal de Educação Infantil  do Campo (Cmei do Campo), o primeiro do interior do município. A secretária Márcia Baldini disse que a construção do Cmei irá marcar a história da comunidade de Rio do Salto. Assim que o processo de licitação for concluída será assinada a ordem de serviço para o início das obras.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá