Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel
Londrina
Cascavel

Secretário Regional de Educação é anunciado

14/12/17 às 16:39 - Escrito por Redação Tarobá News
Foto: eleicoes2016.com.br -

O presidente do Codinorp e prefeito de Prado Ferreira, Silvio Antônio Damaceno, anunciou o nome do Secretário Regional de Educação do Codinorp (Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná), composto pelos municípios de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu e Prado Ferreira. Amauri Monge Fernandes, de Santana do Parnaíba (SP) foi escolhido depois de processo de pré-seleção que contou com mais de 300 inscritos de 20 Estados e 190 cidades do País. 

A contratação do Secretário Regional de Educação, cargo inédito no Brasil, é uma iniciativa idealizada pelo Codinorp e pelo Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar da Educação, Alex Canziani, que teve a parceria do Programa Líderes de Gestão Pública do Vetor Brasil, responsável pelo processo de pré-seleção. No último dia 8 de dezembro a entidade havia entregado ao Codinorp os dois finalistas do processo de pré-seleção para a escolha final que coube ao consórcio.

“Ficamos extremamente satisfeitos com todo o processo e a qualidade dos candidatos superou todas as nossas expectativas”, comenta Silvio Damaceno. Ele conta que a escolha final foi bastante difícil, uma vez que os dois finalistas apresentavam competências que os credenciavam ao cargo.

Conduzido pelo Vetor Brasil, o processo de pré-seleção do Secretário Regional de Educação começou no dia 11 de outubro, com o lançamento da Aliança Regional pela Educação, e envolveu as equipes da entidade, representantes dos municípios do Codinorp – que participaram da sabatina com os candidatos classificados – além de profissionais de renome da educação no Brasil, que compuseram a banca avaliadora, última etapa do processo de pré-seleção. 

“Em nome do Codinorp, eu agradeço a todos os que se inscreveram para o cargo, aos participantes da sabatina e aos componentes da banca avaliadora, por acreditarem em nosso projeto e por nos ajudarem a fazer desse um processo transparente e profissional”, declarou Damaceno.

No total, as nove cidades que formam o Codinorp somam cerca de 70 mil habitantes e, embora sete delas tenham notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) acima da média nacional, a expectativa do consórcio é que a aprendizagem poderá ser aprimorada com essa parceria. “Com essa união de forças, o profissional terá capacidade de articulação e liderança para gerir seus custos e recursos, além de garantir de forma estruturada, o cumprimento dos objetivos dos Planos Municipais de Educação”, conclui Damaceno. 

(assessoria)

© Copyright 2022 Grupo Tarobá