Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Servidores da UEM entram em greve na segunda-feira (5)

02/02/18 às 09:16 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em assembleia, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar) aprovou nesta quinta-feira (1º) uma greve geral a partir da próxima segunda-feira (5) na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cerca de 100 trabalhadores participaram da assembleia ontem à tarde, no auditório do Hospital Universitário. Três votaram contra a deflagração da greve de professores e técnicos administrativos.

Mais de 4 mil servidores da instituição estão com os salários atrasados desde o dia 31 de janeiro. O atraso aconteceu porque a universidade é contra a adesão ao sistema de gestão da folha do funcionalismo do governo do estado (RH – Paraná – Meta-4). A UEM é a única universidade estadual que ainda não está integrada ao sistema porque, segundo a reitoria, a integração tiraria a autonomia da universidade.

De acordo com o diretor de finanças do Sinteemar, Éder Adão Rossato, novas assembleias estão marcadas para segunda-feira. “Faremos uma nova avaliação para vermos se o governo do Paraná está sensível quanto à situação dos trabalhadores, uma vez que o pagamento dos salários está atrasado”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Caso os salários sejam depositados pelo governo nas contas dos servidores até segunda-feira, a paralisação poderá ser suspensa. “Se o pagamento não estiver devidamente creditado, a greve será deflagrada imediatamente e também outras ações serão tomadas, como a suspensão da formatura e a não realização de matrículas de novos alunos”, afirmou Rossato

A assessoria de comunicação informou que a reitoria da UEM prefere não se pronunciar sobre a decisão dos servidores porque os sindicatos têm autonomia em questões relativas à greve.

O governo do estado informou ontem que a reitoria da UEM não havia autorizado até ontem a Secretaria da Administração e Previdência (Seap) a transferir os recursos da folha de pagamento dos servidores para a Caixa Econômica Federal. Toda a documentação necessária para o processamento da folha foi conferida e aprovada.

Ainda segundo o governo, foram liberados as folhas salariais dos servidores da Unicentro (Guarapuava), Unioeste (Cascavel), UEPG (Ponta Grossa) e UEL (Londrina). Para os servidores dessas instituições, os salários foram depositados ontem de forma gradativa, conforme a finalização da análise das documentações enviadas nos últimos dois dias pelas reitorias.

Meta-4

Desde 2012, o governo do Paraná alerta as universidades para a necessidade de integração das despesas salariais ao sistema de gestão da folha do funcionalismo. Para 2018, a obrigatoriedade consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Além disso, a inclusão na plataforma obedece preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal e de transparência dos gastos públicos.

A partir de janeiro deste ano, entrou em operação o Novo Siaf, que não prevê outra solução para controle e execução orçamentária e financeira de pessoal que não seja o sistema integrado com o Meta-4, que já é usado pelos demais órgãos do Estado.

Em 2017, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que as universidades enviassem os documentos necessários para a inclusão da folha das instituições de ensino superior no sistema Meta-4. No ano passado, o governo também acionou a Justiça para que as universidades agilizassem a integração de dados.

Em outubro passado, a 3a. Vara da Fazenda Pública concedeu liminar em favor do governo, entendendo que a medida não fere a autonomia universitária. Há uma semana, o mesmo juízo estabeleceu multa aos reitores que ainda se negavam a transmitir as informações para a plataforma.

 Eduardo Xavier, Metro Maringá em Paraná Portal 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá