Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

STF nega agravo e garante autonomia para UEL e UEM

14/08/18 às 08:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou, por unanimidade, provimento ao agravo regimental interposto pelo Estado do Paraná contra a decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que, em abril deste ano, havia negado seguimento ao Recurso Extraordinário interposto pelo Estado contra o Acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Paraná, que garantiu a autonomia na gestão de recursos humanos à UEL e à UEM. A decisão prevê multa de 5% sobre o valor atualizado da causa.

A UEL e a UEM impetraram Mandado de Segurança contra ato do Poder Executivo Estadual que condicionava a liberação de recursos financeiros da folha de pagamento à adesão das Instituições ao Sistema Integrado de Atos de Pessoal (SIAP). Na época a UEL e a UEM entenderam que o ato administrativo do Estado do Paraná ofendia a autonomia universitária, ao condicionar o pagamento de pessoal à adesão ao novo sistema de administração da folha de pagamento, razão pela qual impetraram o Mandado e tiveram assegura autonomia pelo TJ do Paraná.

O Estado interpôs recurso extraordinário, cujo seguimento foi negado em 06/04/2018, pelo Ministro Relator, Luiz Roberto Barroso, que em sua decisão afirmou que "o condicionamento da análise prévia dos custos para a liberação de pagamento de pessoa acabou se mostrando abusivo e desarrazoado". A decisão foi mantida por unanimidade no julgamento do Agravo Regimental na última quarta-feira (8).

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

(Agência UEL, com informações da assessoria de comunicação da UEM)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá