Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tecnologia no ensino remoto do Paraná é tema de episódio de podcast

31/03/21 às 09:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Já está no ar o episódio “O professor tá on-line”, o segundo da série de podcasts “Lições que ficam”, produzido pela organização sem fins lucrativos Todos pela Educação. Disponível disponível no Spotify, aborda como a rede estadual de ensino do Paraná aperfeiçoou a infraestrutura digital e preparou docentes para usarem as novas metodologias de ensino.

Além disso, professores e estudantes contam suas experiências com o ensino remoto e com as ferramentas tecnológicas empregadas no contexto educacional.

A preparação dos docentes por meio do grupo de estudos Formadores em Ação é um dos assuntos abordados no episódio. O projeto, que conta com mais de 15 mil inscritos neste ano, consiste em turmas nas quais professores formadores auxiliam professores cursistas com metodologias ativas, incluindo orientações sobre a prática docente, compartilhamento de experiências e treinamento para o emprego de tecnologias educacionais durante as aulas.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Outro exemplo de boas práticas citado no podcast é a Banda Musical do Caximba, que organizou ensaios e apresentações virtuais ao longo de 2020. Formada por alunos do Colégio Estadual Maria Gai Grendel, a orquestra de sopros contempla principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, moradores da região do Caximba, em Curitiba.

O professor Vitor Rodrigues, que rege a banda, tem um grupo de WhatsApp para cada conjunto instrumental: clarinetes, saxofones, metais e percussão. Ele envia, em cada um, lições, partituras e áudios-base das músicas que serão gravadas. Os estudantes escutam a base no fone de ouvido e gravam suas partes sozinhos.

“Depois, eu, na minha casa, que já virou um estúdio, faço a edição de som e de vídeo, colocando os músicos em janelinhas”, conta Vitor, que também faz o upload do material em seu canal de YouTube. “É perceptível a evolução deles ao longo dessas aulas virtuais. Eles estão mais preocupados com enquadramento, iluminação, captação de som. Nunca mais recebi um vídeo com cachorros latindo no fundo”, brinca.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá