Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

UEL abre inscrições para 45 programas de Mestrado e Doutorado

20/09/22 às 17:48 - Escrito por Redação Tarobá News

A Universidade Estadual de Londrina está com inscrições abertas para 45 programas de Mestrado e Doutorado da instituição desde esta terça-feira (20). A seleção de estudantes para o ingresso no primeiro semestre de 2023 acontece até o dia 11 de novembro. Para se inscrever, os candidatos devem se atentar às informações contidas nos editais específicos, publicados nos portais de cada programa. O valor da inscrição é de R$ 162,00.


Os processos seletivos ocorrerão por meio de quatro modalidades de vagas: 

  • Ampla Concorrência;
  • Reservadas para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas);
  • Suplementares para pessoas autodeclaradas indígenas e suplementares;
  • Suplementares para pessoas com deficiência (PCD).

As inscrições vão ser realizadas exclusivamente no portal da ProPPG, sendo efetivadas após a entrega/encaminhamento dos documentos e o recolhimento do preço público de inscrição.


A diretora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Mariana Andrade, ressalta que os candidatos devem se atentar às informações para não perderem o prazo de inscrição e evitarem possíveis erros no envio ou entrega dos documentos. “É importante que os candidatos leiam bem, com bastante cuidado, porque cada edital tem características específicas, com as datas das provas, a quantidade de fases e como será a análise do currículo. É fundamental também que eles se atentem a todos os documentos que o edital está solicitando para evitar desclassificação no processo, que pode ocorrer independente do pagamento da taxa”, alerta a diretora. 


De acordo com ela, estão sendo ofertadas, neste ano, 47 vagas para o Mestrado Profissional, 687 para Mestrado acadêmico e 408 para Doutorado. Ao mesmo tempo, os programas poderão contar com um número maior de bolsas de estudo, conforme deliberação da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), devido ao bom desempenho na avalição do órgão federal. 


“Temos 16 programas de pós-graduação que subiram de nota na avaliação da Capes, sendo dois para o nível de excelência (notas 6 e 7). Agora temos cinco programas em nível de excelência. Também aumentamos o número de programas com nota 5 e 4, um aumento bem significativo”, comemora.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá