Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

UEL é a única estadual do PR entre as melhores universidades do mundo

12/06/18 às 22:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A UEL se manteve como a melhor universidade estadual do Paraná e a 4º melhor estadual do país, pelo ranking QS World University Rankings, divulgado no último dia 6 pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds. Juntamente com outras nove instituições, a UEL é a 10ª colocada entre as brasileiras. Na mesma posição está a Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo que apenas as duas universidades do Paraná foram classificadas neste ranking.

Entre as 26 mil universidades do mundo, o QS considerou mais de 4 mil, sendo selecionadas 1.233 instituições e classificadas 1.011 delas. No Brasil, 22 universidades foram classificadas e todas estão colocadas entre as mil melhores do mundo. O ranking de 2019 abrange 85 países com 60 novas instituições, no entanto nenhuma delas é brasileira.

A equipe do QS analisou mais de 97 milhões de citações em mais de 14 milhões de artigos, 126.000 respostas de pesquisas de empregadores e acadêmicos. Para a Diretoria de Avaliação e Informação Institucional, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), este ranking possibilita que a universidade seja conhecida mundialmente e reconhecida no cenário nacional e estadual.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

QS - Publicado desde 2004 pela Quacquarelli Symonds - organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior, o ranking avaliou mais de quatro mil universidades do mundo todo, de acordo com seis indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de estudantes por professor, citações científicas, número de estudantes estrangeiros e corpo docente internacional.

No quesito relação estudante por professor, o desempenho da Universidade chama atenção, pois o critério adotado qualifica positivamente quanto maior o número de professores por estudante. Ou seja, maior qualidade da Instituição.

Além da UEL, outras 21 instituições brasileiras foram classificadas entre as melhores. A Universidade brasileira melhor ranqueada é a USP (118º lugar), seguida pela Unicamp (204ª) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (361ª). Na classificação geral, lidera o ranking pelo sétimo ano consecutivo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), seguido da Universidade de Stanford (2º), da Universidade de Harvard (3º) e do Instituto de Tecnologia da Califórnia (4º), todas instituições norte-americanas. A Universidade de Oxford, do Reino Unido, completa a relação das cinco melhores.

O ranking geral da edição deste ano está disponível no endereço Ranking universitário.

(Com assessoria de imprensa)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá