Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Universidade Estadual de Londrina investe em novo sistema de segurança

02/08/22 às 18:38 - Escrito por Redação Tarobá News

Com a volta às aulas 100% presenciais depois de mais de dois anos, a Universidade Estadual de Londrina - UEL está investindo em  um novo sistema de segurança no campus.


Os equipamentos foram adquiridos para proteger a comunidade universitária e o patrimônio público. Em 2019, antes da pandemia, foram registradas 70 ocorrências de furtos, arrombamentos e atos de vandalismo no câmpus. No primeiro semestre deste ano,  já foram 14. 


“É para o bem estar da comunidade universitária. Nós professores e servidores precisamos trabalhar e nossos alunos precisam estudar com tranquilidade e por isso, esse suporte”, afirma o prefeito do campus, Luiz Cláudio Buzeti.


O sistema de segurança atual foi adquirido no começo dos anos 2000 e passou por melhorias e reparos. No entanto, está ficando defasado. O  de rádio, por exemplo, é analógico, tem limitações de alcance e precisa constantemente de manutenção. Em breve, será substituído por aparelhos mais modernos.


“Quando é usado, após cinco minutos é preciso fazer a troca da bateria, pois não seguram mais as cargas”, explica o agente de segurança interno, Gilberto Faria.


Um novo sistema de leitura de placas também será instalado e ampliado. Ele vai funcionar nas entradas estratégicas do campus, na saída da moradia estudantil, na rotatória da clínica odontológica e na saída pela PR-445. O sistema de vídeo vigilância da UEL também vai aumentar de 56 para 111 câmeras.


“Elas têm o foco nas vias pedestres e de automóveis e estacionamentos. O campus é muito grande e  é complicado afirmar que tem cobertura em 100%, mas procuramos cobrir pontos cegos”, ressalta Buzeti.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da universidade, pelo valor de um R$ 1,6 milhão. O novo sistema de vigilância será instalado em um prazo de três meses.


Para estudantes e servidores da universidade, a substituição dos equipamentos aumenta a sensação de segurança.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá