Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Universidade Estadual de Londrina investe em novo sistema de segurança

02/08/22 às 18:38 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com a volta às aulas 100% presenciais depois de mais de dois anos, a Universidade Estadual de Londrina - UEL está investindo em  um novo sistema de segurança no campus.


Os equipamentos foram adquiridos para proteger a comunidade universitária e o patrimônio público. Em 2019, antes da pandemia, foram registradas 70 ocorrências de furtos, arrombamentos e atos de vandalismo no câmpus. No primeiro semestre deste ano,  já foram 14. 


“É para o bem estar da comunidade universitária. Nós professores e servidores precisamos trabalhar e nossos alunos precisam estudar com tranquilidade e por isso, esse suporte”, afirma o prefeito do campus, Luiz Cláudio Buzeti.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


O sistema de segurança atual foi adquirido no começo dos anos 2000 e passou por melhorias e reparos. No entanto, está ficando defasado. O  de rádio, por exemplo, é analógico, tem limitações de alcance e precisa constantemente de manutenção. Em breve, será substituído por aparelhos mais modernos.


“Quando é usado, após cinco minutos é preciso fazer a troca da bateria, pois não seguram mais as cargas”, explica o agente de segurança interno, Gilberto Faria.


Um novo sistema de leitura de placas também será instalado e ampliado. Ele vai funcionar nas entradas estratégicas do campus, na saída da moradia estudantil, na rotatória da clínica odontológica e na saída pela PR-445. O sistema de vídeo vigilância da UEL também vai aumentar de 56 para 111 câmeras.


“Elas têm o foco nas vias pedestres e de automóveis e estacionamentos. O campus é muito grande e  é complicado afirmar que tem cobertura em 100%, mas procuramos cobrir pontos cegos”, ressalta Buzeti.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da universidade, pelo valor de um R$ 1,6 milhão. O novo sistema de vigilância será instalado em um prazo de três meses.


Para estudantes e servidores da universidade, a substituição dos equipamentos aumenta a sensação de segurança.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá