Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Unopar demite 60 profissionais e fecha unidade do Boulevard, diz Sinpro

04/12/19 às 15:22 - Escrito por Murilo Pajolla
siga o Tarobá News no Google News!

O Sindicato dos Profissionais de Escolas Particulares de Londrina (Sinpro) solicitou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) uma audiência para tratar da demissão em massa de professores e tutores do ensino à distância. 

Segundo o presidente do Sinpro, André Cunha, denúncias recebidas pelo Sindicato dão conta de que cerca de 60 profissionais foram demitidos. A justificativa dada pela empresa aos sindicalistas é a desativação da unidade do shopping Boulevard, zona leste de Londrina. 

"A informação que nós temos da Unopar é que está sendo entregue o prédio agora, tendo em vista divergências nas questões locatícias". 

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Cunha afirmou que as demissões correspondem a 40% do quadro de profissionais da unidade do Boulevard. “A empresa está negando esse número, está dizendo que foram cerca de 30 demissões”.

O Sinpro aguarda a resposta do MPT sobre o pedido de audiência com a Kroton, grupo que controla a Unopar e que, desde outubro, passou a se chamar Cogna. Na próxima segunda-feira (9) o Sinpro deverá realizar uma reunião com representantes da empresa em São Paulo para discutir o caso. 

“Eles (Unopar) sempre dizem que vão recontratar, que é o que sempre dizem. No fundo eles só olham números”, lamenta Cunha.

Por meio de nota, a Unopar se limitou a dizer que “ajustes no quadro de funcionários” são comuns nos finais dos semestres. A empresa não informou o número de demissões, nem a motivação. Confira a nota na íntegra:

"A Unopar esclarece que ao final de cada semestre letivo são realizados ajustes no quadro funcional. Sendo assim, o processo de contratações e substituições decorre do ciclo regular do ensino superior, na medida em que, via de regra, a movimentação de pessoal ocorre nas viradas de semestre. Essa movimentação acontece, também, em virtude da variação do número de alunos, considerado o ingresso e formatura de estudantes, bem como alterações na grade acadêmica, de forma a preservar a continuidade das aulas. Com relação ao fechamento da unidade Boulevard, a instituição informa que o movimento não está relacionado com os ajustes no quadro funcional, uma vez que todos os docentes, assim como a oferta de cursos, serão transferidos para a unidade Catuai. A Unopar reitera seu compromisso com educação acessível e de qualidade para todos os brasileiros."

A Kroton Educacional (Cogna) reportou lucro líquido de R$ 20,723 milhões no terceiro trimestre de 2019, queda de 94,04% na comparação com igual período do ano anterior. A margem líquida do trimestre recuou 25,7 pontos porcentuais, passando de 27,1% para 1,3%.

Com informações de Agência Estado 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá