Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vestibular 2020 da UEL registra mais de 22 mil inscritos

11/09/19 às 17:34 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Vestibular 2020 da UEL registra 22.601 candidatos inscritos, de todos os estados brasileiros e também do Distrito Federal, conforme divulgou a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS). O aumento é de 12,25% em relação ao ano anterior, quando 20.135 candidatos se inscreveram. A 1ª Fase do Vestibular será dia 20 de outubro, às 14 horas, com aplicação da Prova de Conhecimentos Gerais (60 questões). 

Antes da 1ª Fase, no dia 29 de setembro, a equipe da COPS aplica a Prova de Habilidade Específicas (PHE) do curso de Música, das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas, exclusivamente no Campus Universitário. A 2ª fase ocorre dias 1º, 2 e 3 de dezembro.

A coordenadora da COPS, Sandra Regina Garcia, atribui a ampliação do número de candidatos e o alcance nacional a diversos fatores. "Neste ano, nós ampliamos a comunicação com os jovens, com acesso por outras tecnologias e canais online exclusivos. Outro motivo foi a descentralização do Vestibular, com aplicação em outras duas cidades do estado".

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Os dados coletados mostram que foram recebidas 2.373 inscrições de Curitiba e região metropolitana e 557 de Cascavel e outras cidades vizinhas. Para Sandra, foi uma ação correta descentralizar as provas, para dar acesso a mais pessoas, inclusive de outros estados. Ela vislumbra que o número deve ser ampliado nos próximos anos a partir desta mudança de cultura.

Do total de inscritos, 1.410 candidatos são treineiros, ou seja, são estudantes que fazem o concurso como experiência, uma vez que não deverão concluir o Ensino Médio até a data de matrícula. Outros dados serão divulgados no dia 18 de setembro.

Os cursos que mais receberam inscritos este ano são Medicina, com 7.530 candidatos, seguido de Psicologia, com 1.095 inscritos, e de Direito (noturno), com 909 candidatos. Na sequência, empatados com 795 inscritos estão os cursos de Direito (matutino) e Medicina Veterinária. Os dois novos cursos da UEL, Nutrição e Biotecnologia, receberam 247 e 141 inscritos, respectivamente.

A concorrência completa dos cursos, pelos sistemas universal e de cotas, será divulgada na próxima semana, quarta-feira (18), no site da COPS. Este ano, são ofertadas 2.559 vagas pelo Vestibular em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, e outras 586 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas.

Neste concurso, o número de pessoas beneficiadas com isenção ou desconto na taxa de inscrição cresceu aproximadamente 20%, saltando de 1.679, em 2019, para 2.014 na edição de 2020. Deste total, 1.512 pessoas receberam isenção total do preço público de inscrição. Os dados se referem a pessoas contempladas com isenção ou desconto por meio de análise do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), pelo cadastro NIS/CadÚnico, do Governo Federal, apenados, além e servidores e dependentes de servidores da Universidade.

Pré-inscritos - A COPS contabilizou 33.042 candidatos pré-inscritos no Vestibular 2020. Isto significa, segundo Sandra Garcia, que eles acessaram o site da COPS, preencheram o formulário de inscrição, porém não efetuaram o pagamento dentro do prazo estipulado. As inscrições se encerraram no dia 6 e os candidatos tiveram até esta segunda (9) para efetuar o pagamento.

A procura superou em mais de 3.200 a quantidade de pré-inscritos do Vestibular 2019, que recebeu 29.775 pré-incrições. Para a coordenadora, esta ampliação é muito positiva e aponta para os resultados que a Universidade tem recebido em rankings e avaliações. "Mesmo que não confirmados, estes estudantes viram nosso site, entraram e quiseram fazer parte da UEL. É um reconhecimento do nosso trabalho e mostra que temos visibilidade em todo país", afirma.

Retificação de dados - Nesta quinta-feira (12), a COPS disponibiliza o Formulário de Retificação de dados cadastrais do candidato. Poderão ser retificados somente: o nome do candidato, número de RG ou CPF, opção de língua estrangeira, sistema de vaga (universal ou cotista), categoria de inscrição (concorrente ou treineiro) e cidade de prova.

Após o preenchimento do formulário, o candidato deverá imprimir, assinar e depois enviar para a COPS, digitalizado, por meio do e-mail [email protected] para análise e autorização para a devida alteração. O formulário estará disponível até dia 13, no site COPS.


Fonte: Agência UEL

© Copyright 2023 Grupo Tarobá