Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

VESTIBULAR UNICENTRO: Inscrições dos Povos Indígenas estão abertas

22/08/19 às 09:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) está com as inscrições abertas para o Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Está é a 19ª edição das provas. A expectativa é que mais de mil participantes se inscrevam. 

De acordo com a assessoria, a cada ano a organização fica a cargo de uma das universidades públicas do estado. Nesse ano, porém, as serão descentralizadas. De acordo com a coordenadora da Comissão Universidade para os Índios do Paraná (Cuia) e professora da Unicentro, Juliane Angnes as provas eram no Faxinal do Céu e em 2018 contou com 859 candidatos.

LOCAIS

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Assim, este ano, as provas serão aplicadas nos municípios de Curitiba, Londrina, Mangueirinha, Manoel Ribas e Nova Laranjeiras. Todos os indígenas escritos receberão alimentação e transporte da aldeia até o local de provas, com exceção dos que forem fazer a prova em Curitiba. 

O objetivo do Vestibular, segundo a professora Juliane, é oportunizar que os indígenas passem por um processo de seleção elaborado a partir de características próprias desses povos, como a oralidade. “O Vestibular dos Povos Indígenas não funciona pelo sistema de cotas. São criadas vagas a mais nos cursos de graduação das sete universidades estaduais do Paraná mais a Federal, que é parceira no processo, só para esses estudantes. Além disso, os aprovados optam pelo curso somente depois da aprovação no vestibular”. 

Para fazer a inscrição, o estudante indígena deve ter concluído o ensino médio; não possuir curso superior. Além disso, preencher a autodeclaração em que se reconhece como indígena. Por fim, apresentar documentação que demonstre seu pertencimento a uma terra indígena paranaense para concorrer pelas universidades estaduais.


Rede Sul de Notícias

© Copyright 2023 Grupo Tarobá