Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Volta às aulas: professores contestam Estado sobre termo de responsabilidade

03/08/20 às 11:43 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

Um arquivo que circulou pelas redes sociais no fim de semana causou polêmica entre a APP-Sindicato e a Secretaria Estadual de Educação. O Termo de Responsabilidade que deve ser assinado por pais ou responsáveis e pelos alunos isentava o governo do estado e as escolas por possíveis contágios de Covid-19. Também confirmava que os pais ou responsáveis estavam cientes dos protocolos de segurança, como higienização e uso de máscara. E ainda, que o estudante não teve diagnóstico ou sintoma de coronavírus nas últimas duas semanas e se ocorrer, o colégio será comunicado.

A Secretaria de Educação de Educação, se manifestou e chegou a classificar o documento de ‘fake news’.

Já a APP-Sindicato Londrina aponta que houve mudança do termo após a repercussão negativa com o vazamento do documento nas redes sociais. Segundo o presidente da entidade, Marcio Ribeiro, a transferência de responsabilidade para os pais é um “absurdo sem precedentes”.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

O sindicato dos professores não assinou o protocolo de volta às aulas por ser contrária à retomada das atividades presenciais em setembro. “Somos os primeiros a querer o retorno a aulas presenciais, devido as críticas que temos a este sistema de aulas remotas inclusive. Porém, não há a menor condição de que isso aconteça neste momento, infelizmente. As curvas de contágio estão explodindo geometricamente. É muito fácil constatar isso com escolas fechadas imagina se abrir tudo, mesmo com essa proposta escalonada”, aponta Ribeiro.

A Secretaria de Estado da Educação informou que a versão oficial e que foi publicada é que a conta na página oficial. Segundo a assessoria de comunicação, foram mais de 20 versões do mesmo documento, mas não quis comentar se uma delas foi a que “vazou” nas redes sociais.

“Não queremos novas versões desse documento, queremos respeito à vida dos(as) trabalhadores(as) da educação, dos(as) estudantes e de toda comunidade escolar. Não aceitaremos o retorno das aulas presenciais em meio a uma pandemia que mata cada mais em nosso país”, aponta uma publicação da APP.

SEED
Em nota, a secretaria informou que circulou na internet um documento não oficial sobre o protocolo para retorno das aulas presenciais. "O material divulgado, que tem trazido confusão entre os pais de alunos, estabelece uma série de critérios que não constam no documento original. O termo original de retorno não expõe alunos, professores e as famílias diante do novo coronavírus. Também não repassa a responsabilidade do envio do aluno à família. A versão correta está no site da SEED".

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA NÓS ATRAVÉS DO WHATSAPP DO TAROBANEWS (43) 99995-1367 E PARTICIPE DO GRUPO PARA RECEBER O RESUMO DE NOTÍCIAS DO DIA CLICANDO AQUI.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá