Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cascavel será sede do Circuito Paranaense de Orientação

02/07/22 às 10:40 - Escrito por Luciano Neves
siga o Tarobá News no Google News!

Poucas pessoas ouviram falar de um esporte chamado orientação. Trata-se de um esporte militar que, aos poucos, vai ganhando um espaço maior. Uma ótima oportunidade de conhecer as características da orientação é conferir a segunda etapa do Circuito Paranaense de Orientação, que será realizado neste fim de semana, em Cascavel. A primeira etapa ocorreu no município de Bocaiúva do Sul. E a terceira etapa será em Guarapuava.


A competição é dividida em duas fases. Neste sábado (02), será realizado o percurso Sprint, isto é, com a prova na área urbanizada. Ela irá ocorrer no Parque de Exposições Celso Garcia Cid. Depois, na manhã de domingo (03), será a prova na área de floresta no Bairro Universitário, na região Sul de Cascavel. Ao todo, a competição terá 150 competidores, muitos deles do Paraná, e alguns convidados do Mato Grosso do Sul.


Valdir Tasca é vice-presidente da Federação Paranaense de Orientação e também é diretor-técnico do Cobra Clube de Orientação de Cascavel, que é responsável pela etapa do circuito, em Cascavel. Ele explicou as principais características deste esporte. “A orientação é um esporte no qual o atleta, dotado de um mapa e de uma bússola e de uma bússola, que é o único equipamento permitido para a sua navegação, deve percorrer um trajeto que vem previamente definido em seu mapa sendo declarado vencedor aquele que fizer no menor tempo. 

Leia mais:

Imagem de destaque
4 a 0

Byanca Brasil comanda goleada do Cruzeiro sobre o Atlético-MG

Imagem de destaque
MISTA

Brasil garante vaga na prova do revezamento dos Jogos de Paris

Imagem de destaque
TROFEO CITTÀ DI JESOLO

Ginástica artística: seleção feminina brilha na Itália

Imagem de destaque
NO ALLIANZ PARQUE

Flamengo e Palmeiras ficam no 0 a 0 pela Série A do Brasileiro


Os atletas são divididos em faixas etárias por segmento. E dentro dessas faixas etárias existem os graus de dificuldade, que são percurso fácil, difícil, muito difícil e elite. Ele vai competir contra o relógio e o limite máximo de tempo para um percurso de floresta, por exemplo, é de quatro horas”, disse.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá