Esportes

Cascavel será sede do Circuito Paranaense de Orientação

02 jul 2022 às 10:40

Poucas pessoas ouviram falar de um esporte chamado orientação. Trata-se de um esporte militar que, aos poucos, vai ganhando um espaço maior. Uma ótima oportunidade de conhecer as características da orientação é conferir a segunda etapa do Circuito Paranaense de Orientação, que será realizado neste fim de semana, em Cascavel. A primeira etapa ocorreu no município de Bocaiúva do Sul. E a terceira etapa será em Guarapuava.


A competição é dividida em duas fases. Neste sábado (02), será realizado o percurso Sprint, isto é, com a prova na área urbanizada. Ela irá ocorrer no Parque de Exposições Celso Garcia Cid. Depois, na manhã de domingo (03), será a prova na área de floresta no Bairro Universitário, na região Sul de Cascavel. Ao todo, a competição terá 150 competidores, muitos deles do Paraná, e alguns convidados do Mato Grosso do Sul.


Valdir Tasca é vice-presidente da Federação Paranaense de Orientação e também é diretor-técnico do Cobra Clube de Orientação de Cascavel, que é responsável pela etapa do circuito, em Cascavel. Ele explicou as principais características deste esporte. “A orientação é um esporte no qual o atleta, dotado de um mapa e de uma bússola e de uma bússola, que é o único equipamento permitido para a sua navegação, deve percorrer um trajeto que vem previamente definido em seu mapa sendo declarado vencedor aquele que fizer no menor tempo. 


Os atletas são divididos em faixas etárias por segmento. E dentro dessas faixas etárias existem os graus de dificuldade, que são percurso fácil, difícil, muito difícil e elite. Ele vai competir contra o relógio e o limite máximo de tempo para um percurso de floresta, por exemplo, é de quatro horas”, disse.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá