Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Faixa no uniforme do Vasco é homenagem ao 'heroico português'

27/01/23 às 11:44 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

A faixa diagonal atravessando o peito da camisa do Vasco da Gama é uma referência ao navegador português que dá nome ao clube. A faixa representa o caminho da Europa para a índia descoberto pelo “heroico português” (modo como o sr. Vasco da Gama é chamado no hino do clube) durante a Era dos Descobrimentos, na mais longa viagem oceânica.


O Vasco foi fundado em 1898, ano em que se comemorava o quarto centenário da descoberta do caminho para as Índias. Nasceu como um clube de regatas, e só começou a atuar no futebol a partir de 1916. Os primeiros uniformes do time não tinham a famosa faixa. Era uma camisa preta com golas brancas e a cruz de malta em vermelho na altura do coração.


Foi também o primeiro clube a permitir a participação de negros, pardos e caixeiros viajantes no time. Alguns deles se destacaram nas primeiras conquistas, como o goleiro Nelson Conceição, do time campeão carioca em 1923, e outro goleiro, Jaguaré, e o meio-campista Fausto ("A Maravilha Negra", do time de 1929.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANTÉM VICE-LIDERANÇA

São Paulo e Ferroviária empatam pela 3ª rodada do Brasileiro Feminino

Imagem de destaque
SEGUE PRESO

Defesa de Robinho entra com novo habeas corpus no Supremo

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Inglaterra x Brasil: onde assistir ao vivo, horário e escalações

Imagem de destaque
SE MANIFESTOU!

Sem citar Robinho, Danilo fala sobre machismo e pede conscientização


A faixa começou a ser usada na década de 1930, mas só virou o uniforme oficial a partir de 1945, quando o Vasco se tornou o “Expresso da Vitória”, ganhando os títulos carioca de 1945, 1947, 1949, 1950, 1952, 1956 e 1958, além de outras conquistas nacionais e internacionais.


Campeão brasileiro em 1974, 1989, 1997 e 2000, o Vasco derrubou a “maldição do centenário”, que impediu outros clubes de serem campeões no ano em que completaram 100 anos, e ganhou a Libertadores em 1998.


E o clube que revelou ao mundo craques como Barbosa, Ademir, Bellini, Geovani, Edmundo, Romário e Juninho Pernambucano tem em Roberto Dinamite o seu grande ídolo, o maior artilheiro do Campeonato Carioca, do Campeonato Brasileiro e do próprio Vasco.



© Copyright 2023 Grupo Tarobá