Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Há 30 anos o Brasil ganhava o Mundial de Basquete feminino

12/06/24 às 09:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em 12 de junho de 1994, há exatamente 30 anos, a Seleção Brasileira de basquete feminino encheu o país de orgulho: o time conquistou o Mundial da modalidade pela primeira vez, na Austrália. O narrador Luciano do Valle e o comentarista Álvaro José comandaram as transmissões da Band e encheram o país de emoção. 


O Mundial feminino sempre teve grande domínio dos Estados Unidos e da União Soviética. Até 1994 nenhuma seleção diferente delas tinha conquistado o título. Mas a magia de Paula, a precisão de Hortência e a inteligência de Janeth acabaram com qualquer hegemonia. As três ficaram entre as cinco maiores pontuadoras da competição. Hortência foi a cestinha.


Os brasileiros tinham uma dificuldade extra para acompanhar o Mundial de 94, pois ele foi realizado na Austrália, então os jogos aconteciam de madrugada aqui. Mesmo assim a Band bancou a transmissão, afinal já tinha tradição de transmitir até competições entre times brasileiros de basquete feminino. E com isso a emissora permitiu que o Brasil acompanhasse de perto aquela campanha.

Leia mais:

Imagem de destaque
APESAR DA VITÓRIA

Técnico do Corinthians vê erros e diz que pode fazer mudanças

Imagem de destaque
"DEVE PEDIR DESCULPAS"

Autoridade argentina cobra Messi por cântico racista após final

Imagem de destaque
NA INTERNET

Pessoa é condenada a prisão por racismo contra Vini Jr. e Rüdiger

Imagem de destaque
SEGUNDO JORNALISTA

Richard Ríos, do Palmeiras, desperta interesse de clubes ingleses


O Mundial teve duas fases com quadrangulares. No primeiro, o Brasil perdeu para a Eslováquia e se classificou em 2º lugar. Na segunda fase o Brasil perdeu para China, mas derrotou Cuba e Espanha.


E foi nesse jogo contra a Espanha que aconteceu um dos momentos mais marcantes da transmissão da Band. Após uma virada no final, Álvaro José chorou ao vivo com a vitória do Brasil. A mãe dele era jogadora de basquete, então ele tinha uma relação muito próxima com esse esporte.


Na semifinal o Brasil encarou um grande desafio, a tradicional seleção dos Estados Unidos. Foi um jogo duro, mas as brasileiras venceram por 110 a 107.


Por fim a Seleção Brasileira enfrentou a China, que tinha vencido esse jogo na segunda fase. Mas na decisão o Brasil venceu por 96 a 87 e fez história.


Cinco dias depois começou a Copa do Mundo de futebol de 1994, quando o Brasil fez história mais uma vez e se tornou o primeiro país a ser tetracampeão.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá