Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Podemos ter até 12 equipes no grid da Fórmula 1, defende presidente da FIA

10/01/23 às 12:01 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem, insiste na defesa da ampliação do grid da Fórmula 1 nos próximos anos.


Desde 2017, após o fim das operações da Manor no fim de 2016, a categoria conta apenas com 10 equipes. No entanto, times como Andretti e Panthera têm interesse em vagas nos próximos anos, possivelmente a partir de 2026.


“Em geral, se olharmos a sustentabilidade da Fórmula 1, temos que abri-la ao resto das marcas. Podemos ter até 12 equipes no grid”, afirmou Ben Sulayem em entrevista coletiva na segunda-feira (9), durante etapa do Rally Dakar.

Leia mais:

Imagem de destaque
NOS ESTADOS UNIDOS

She Believes: Brasil derrota Japão nos pênaltis para garantir 3º lugar

Imagem de destaque
LESÕES

'Não lembro a última vez que joguei sem sentir dor', diz Gabriel Jesus

Imagem de destaque
PREMIAÇÃO

Vice-campeão, Santos forma base da seleção do Campeonato Paulista

Imagem de destaque
PRESO EM MARÇO

Parecer da PGR é contra o pedido de soltura do ex-jogador Robinho


Para o dirigente, a possível chegada de novas equipes é positiva para a Fórmula 1 e poderia animar ainda mais quem é fã da competição. Como exemplo, o emirático cita o interesse da General Motors, parceira da mais recente iniciativa da Andretti.


“Ter uma companhia como a General Motors, uma das cinco maiores montadoras do mundo... Deveríamos incentiva-los no seu interesse em chegar à categoria. Assim eu gostaria que fosse o futuro”, acrescentou.


“Temos a equipe Andretti. Há um processo, devemos esperar e olhar se são capazes de ter sucesso e estar no grid. Um OEM (sigla em inglês para fabricante de equipamento original) ajudará a melhorar a Fórmula 1, e não vejo razões pelas quais não deveríamos dar as boas-vindas a novas equipes, sobretudo norte-americanas. Temos três corridas ali já neste ano”, completou, lembrando os GPs de Miami, de Las Vegas e 

dos EUA.


Ben Sulayem lembrou ainda o exemplo da Haas, que foi aceita pela Fórmula 1 e estreou em 2016. Curiosamente, a equipe de Gene Haas seria uma das que hoje resistem à entrada de novos times na F1.


“Damos as boas-vindas a qualquer proposta para ser uma das 12 equipes. Aceitamos boas equipes, ainda que sejam pequenas, como é o caso da Haas. Esperamos que a coisa mude e sejamos capazes de ter uma 11ª equipe”, completou o presidente da FIA.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá