Esportes

Último GP da Austrália de Senna foi marcado por momentos icônicos

22 mar 2024 às 09:30

Esta quinta-feira (21) marcaria o 64º aniversário de Ayrton Senna. E como a etapa da Fórmula 1 neste fim de semana é o Grande Prêmio da Austrália, decidimos unir as duas coisas para, em forma de homenagem, relembrar momentos icônicos do ídolo brasileiro em sua última corrida no país da Oceania.


A etapa de 1993, ainda realizada nas ruas da cidade de Adelaide, teve despedida da McLaren com vitória, um momento de trégua com Alain Prost e um encontro marcante com popstar Tina Turner



1. Despedida da McLaren com vitória


A despedida de Ayrton Senna da McLaren foi como a passagem dele pela equipe britânica: vitoriosa. O tricampeão largou da pole position e venceu sem dificuldades, com nove segundos de vantagem para o segundo colocado, Alain Prost.


Foi a última vitória do brasileiro pela equipe, mas também na F1. Foi também a última vez que ele subiu ao pódio e que somou pontos. Em 1994, pela Williams, Senna disputou três corridas, sem completar nenhuma – a última delas, o GP de San Marino, no qual sofreu um acidente fatal.



2. Pazes com antigo rival


Alain Prost, o maior rival de Senna, foi o segundo colocado na prova - o francês foi coroado campeão de 1993. Damon Hill, companheiro de Prost na Williams, completou o pódio em terceiro. A corrida em Adelaide foi a última de Prost na F1.


Mas o que marcou aquele momento não foi a despedida do francês, e sim as pazes com Ayrton. Depois de anos de tensão e rivalidade, Senna e Prost deixavam a diferenças de lado. O brasileiro convidou o adversário para subir com ele ao topo do pódio, em uma cena que ficou eternizada em fotos e vídeos. 



3. Simply the best


Por fim, Senna viveu um momento especial com Tina Turner depois da última corrida da temporada, na Austrália. A cantora americana morreu em maio de 2023, aos 83 anos.


Depois de vencer o GP australiano, Senna foi ao show de Tina Turner ao lado da namorada Adriane Galisteu. Fã do piloto, a rainha do rock ‘n’ roll convidou o brasileiro para o palco.


Diante de 40 mil pessoas, segundo reportagens da época, Tina disse que era muito fã de Senna e fez uma homenagem: cantou o sucesso The Best ("O Melhor", em tradução livre) para o astro da Fórmula 1.




Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá