Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Afilhado de Uribe, Iván Duque herdará país ainda marcado por décadas de conflito

17/06/18 às 21:29 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O conservador Iván Duque foi eleito neste domingo, 17, presidente da Colômbia ao vencer o ex-guerrilheiro Gustavo Petro num tenso segundo turno eleitoral, que dividiu os colombianos em um momento crítico na história do país. Com 99,67% das urnas apuradas, Duque conta com 54% dos votos, 12 pontos à frente do rival Petro.

Com 41 anos, o afilhado político do ex-presidente Pedro Uribe se torna o mais jovem presidente eleito da Colômbia em mais de um século.

Durante a campanha, Duque mostrou-se contrário ao acordo com as Farc, prometendo endurecer guerra contra as drogas. Seu adversário, Gustavo Petro, por sua vez, atraiu multidões com seus discursos inflamados, prometendo melhorar a vida dos mais pobres.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

"Eu vim aqui para realizar um sonho", disse Duque após votar neste domingo. "Para a Colômbia ser governada por uma nova geração, aquela que quer governar para todos. Um governo que una o país e mude a página da corrupção".

Eleito para presidir a Colômbia até 2022, o novo presidente herdará um país ainda marcado por mais de cinco décadas de conflito sangrento pela crescente produção de coca. Ex-guerrilheiros das Farc tentam se reinserir na vida civil em um país onde muitos permanecem hesitantes em perdoar. Vastas faixas de território remoto permanecem sob o controle de violentas máfias de drogas e bandos rebeldes.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá