Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Alemanha, Itália e França dizem que Acordo de Paris 'não pode ser renegociado'

01/06/17 às 18:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os chefes de governo da Alemanha, França e Itália divulgaram um comunicado nesta quinta-feira, afirmando que acreditam "firmemente" que o Acordo de Paris sobre o clima não pode ser renegociado. A declaração foi emitida logo após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar o país do pacto climático.

"Consideramos irreversível o impulso gerado em Paris em dezembro de 2015 e acreditamos firmemente que o acordo não pode ser renegociado porque é um instrumento vital para o nosso planeta, sociedades e economias", disseram os líderes dos três países na declaração. Além disso, o gabinete da presidência da França afirmou que o presidente Emmanuel Macron conversou com Trump por telefone e reforçou que o pacto não poderia ser renegociado.

O primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e Macron afirmaram que estão convencidos de que a implementação do Acordo de Paris oferece "substanciais oportunidades econômicas para a prosperidade e o crescimento nos países em escala global". Eles ainda pediram que seus aliados acelerem os esforços para combater as mudanças climáticas e disseram que farão mais para ajudar os países em desenvolvimento a se adaptarem ao acordo.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Além dos três países, a ministra do Meio Ambiente do Canadá, Catherine McKenna, afirmou que o país está "profundamente desapontado" pela decisão dos EUA.

Já os prefeitos das principais cidades do mundo afirmaram que continuam comprometidos com o Acordo de Paris, ao fizerem, em um comunicado, que as cidades americanas podem continuar a desempenhar um papel na tentativa de prevenir o aquecimento global catastrófico. Para a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a mudança climática "representa uma ameaça única para o futuro do nosso planeta e coloca em perigo a saúde, a prosperidade, a segurança e a própria sobrevivência de nossos filhos e netos".

© Copyright 2023 Grupo Tarobá