Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Analistas apontam aumento de probabilidade de eleições antecipadas na Itália

30/05/17 às 17:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os riscos políticos na zona do euro continuam ativos e podem pesar sobre a moeda comum com o aumento da probabilidade de a Itália convocar eleições antecipadas para este ano, apontou o Commerzbank em relatório.

De acordo com o banco alemão, já há sinais de que os políticos italianos podem realmente chegar a um consenso sobre reformas eleitorais no país. O risco, segundo a instituição, é de que a eleição antecipada mostre aos participantes do mercado que há um número considerável de eurocéticos e anti-União Europeia na Itália.

O jornal britânico Financial Times divulgou que o ex-primeiro-ministro, Matteo Renzi, líder do partido de centro-esquerda Democrático, já iniciou conversas com os partidos de oposição, incluindo o Movimento Cinco Estrelas, eurocético, e o líder do partido de centro-direita, Silvio Berlusconi, sobre um novo sistema eleitoral, o que permitiria a antecipação das eleições "nos próximos meses".

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Segundo o jornal britânico, a Itália já é vista como o "próximo teste de sentimento populista" no bloco. Em entrevista para a publicação, o economista Lorenzo Codogno alertou que o risco de uma eleição antecipada na Itália já subiu para 60%.

Em entrevista ao jornal italiano Il Messaggero, Renzi afirmou que é a favor de um sistema eleitoral "ao estilo alemão" - baseado em representação proporcional e compartilhamento de poder - e ainda sugeriu que a Itália poderia realizar a votação no mesmo dia que a Alemanha, em setembro.

O BBH aponta que "o alerta foi dado" de que a Itália pode convocar eleições antecipadas, com relatos sugerindo que a essência de uma reforma eleitoral já teria sido acertada. Segundo o BBH, seria um novo sistema "puramente representativo", sem maior número de assentos no parlamento para a maioria vencedora e com aumento do limite de participação, o que poderia minimizar uma fragmentação política.

O Barclays também alertou que aumentaram as chances de uma antecipação nas eleições italianas. "Prevemos riscos não negligenciáveis de que partidos de oposição possam conquistar o governo", avaliou o banco, acrescentando que espera ver maior volatilidade em ativos italianos e de mercados europeus considerados periféricos nas próximas semanas.

Segundo o Financial Times, os problemas econômicos na Itália, juntamente com o aumento do fluxo de imigrantes, deu força à partidos como o Cinco Estrelas, "impulsionando o nervosismo na Europa sobre as direções políticas do país."

Em nota, o Barclays disse que seu cenário básico ainda é de que as eleições gerais italianas serão realizadas no próximo ano, mas reconhece "maior pressão por eleições antecipadas por todo o espectro político".

Sem um acordo sobre a reforma eleitoral, o atual governo de centro-esquerda do primeiro-ministro, Paola Gentiloni, deve continuar seu mandato até o começo de 2018.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá